LABORATÓRIO VIRTUAL

O mundo real da física dentro do computador

O laboratório virtual é um ambiente onde os conteúdos das aulas são disponibilizados e os alunos podem testar seus conhecimentos, fazendo procedimentos práticos a partir de um programa de computador. Como em experimentos de química, em que são misturados componentes para se reproduzir uma reação, ou em física, para calcular o atrito em um plano, por exemplo.

Você já pensou em como este recurso pode influenciar no desempenho de alunos da disciplina de física mecânica? A tutora da Escola Politécnica da Uninter Jessika Alvares pensou nisso e desenvolveu uma pesquisa para avaliar o potencial pedagógico do laboratório virtual. Esse trabalho, que começou a partir do artigo que Jessika escreveu em 2017 para sua pós-graduação em educação a distância, foi apresentado no dia 5 de outubro no Congresso ABED de educação a distância (EAD), em Florianópolis (SC).

O laboratório virtual serve como um mediador entre a prática e a teoria, pois nele existem conteúdos diversos com atividades demonstrativas que buscam testar os conhecimentos dos alunos a partir da simulação de experimentos. Como exemplo do conteúdo sobre atrito, em uma das demonstrações são monitorados tempo, velocidade e posição, numa atividade em que o aluno atira uma bolinha para cima e para baixo no plano inclinado através de um êmbolo (dispositivo que desliza de um lado ao outro no interior de um cilindro).

Após notar como os estudantes se envolviam com essas atividades, Jessika teve a ideia de analisar o impacto que o laboratório tinha sobre o desempenho dos alunos na disciplina de física mecânica, em provas discursivas e objetivas. “Surgiu a ideia de levantar os dados da disciplina de física mecânica para ver se as notas apresentavam o mesmo desempenho após a inserção do laboratório virtual”, completa.

A pesquisa, no entanto, não conseguiu demonstrar uma relação direta entre o uso do laboratório virtual e o desempenho dos alunos nas provas. Mas percebeu-se que ele foi de grande ajuda para aproximar os alunos da prática dentro do contexto em que vivem, permeados por tecnologia e pelo uso da internet a todo instante. Atualmente, o laboratório virtual possui diversos conteúdos de física, tendo em seu acervo desde experimentos sobre a conservação de energia à calorimetria (parte da física que estuda os fenômenos relacionados às trocas de energia térmica).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto Raine – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *