PESQUISA

Biomassa agora com inteligência artificial

A terceira edição do Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO) ocorreu entre os dias 4 e 6 de setembro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O evento contou com a participação de associações e universidades do Brasil e do exterior, com foco em pesquisas de novas tecnologias para geração de energia. A Uninter estava entre as instituições presentes.

O professor Marcos Proença, da Uninter, participou da Expobiomassa, evento que aconteceu durante o congresso, em que foram expostas pesquisas e novas tecnologias desenvolvidas por setores acadêmicos e produtivos. Ele apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento de Biodigestor com Controle através de Inteligência Artificial”.

O trabalho é resultado de uma pesquisa institucional coordenada por ele, pertencente à linha de pesquisa “Gestão de projetos e desenvolvimento de produtos”, e conta com a participação de alunos voluntários da educação a distância da Uninter.

O trabalho contou também com a colaboração do RECOPE, envolvendo o Grupo de Gestão de Inovação e Sustentabilidade da Uninter (GGIS – Uninter), o Grupo de Energia da UNIOPET e o Laboratório de Biomassa e Energia da UFPR. A pedido da organização do congresso, o biodigestor foi colocado para exposição na Expobiomassa durante os três dias do evento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil – Estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *