Procrastinar? Não para quem sabe o valor do tempo

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Quem nunca comentou que as 24 horas do dia não são suficientes para tantos afazeres diários? Se isso ocorre com frequência com você, talvez o que esteja acontecendo é uma má administração do seu tempo. A dificuldade de tornar o dia produtivo é um problema atual, e a procrastinação quase sempre vence. É a velha mania de deixar tudo para depois – ou mais depois ainda.

“Ao refletir sobre a gestão do tempo, passamos a tomar decisões mais conscientes sobre o que, onde e quando queremos fazer as coisas. Deste modo, fazemos ou deixamos de fazer a coisas por opção e não por falta delas. Nesse momento deixamos de ser passivos para sermos ativos em nossas ações”, diz Vanessa Estela Kotovicz Rolon, coordenadora do curso de Administração nas modalidades presencial e a distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

Aqueles habituados a deixar tudo para depois têm agora uma oportunidade para colocar as coisas em ordem. No curso de extensão Administração do Tempo, oferecido a cada mês pela Uninter, eles poderão aprender métodos para gerenciar as suas atividades e analisar de que forma estão usando cada hora do seu dia.

“A gestão do tempo é essencial para os alunos, os participantes são levados à uma reflexão sobre o impacto da gestão ou não gestão do tempo em suas vidas pessoais, profissionais e acadêmicas. São abordadas ferramentas de gerenciamento que facilitam a gestão eficiente do tempo e da atenção”, diz Vanessa.

O curso surgiu quando professores perceberam que os alunos reclamavam da falta de tempo para estudar, pois tinham trabalho e família. E as atividades em sala também não eram bem aproveitadas porque as distrações tiravam o foco dos estudantes.

Além disso, o curso foi inspirado em um livro escrito pelos próprios professores da Uninter, Gestão da Atenção: a arte de gerenciar a atenção na vida e nas organizações. “Ao dar atenção ao modo como gerenciamos nosso tempo, podemos tornar nosso dia-a-dia mais produtivo. Significa ter mais retorno com menos esforço em nossas ações”, esclarece Vanessa.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *