Sociologia evolui para entender a sociedade em sua multiplicidade

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Você acredita que a era atual é dominada pela mídia? Sabe as consequências das tecnologias na comunicação e nas relações entre os seres humanos? Parte do campo das ciências humanas, a sociologia está voltada aos costumes cotidianos. Suas teorias e estudos de campo são capazes de explicar as relações existentes na sociedade desde os primórdios, além de despertar em nós um olhar social. Ao contrário de antes, a sociologia contemporânea é pluralista em suas interpretações.

Em um mundo onde novas tecnologias surgem a todo momento, a sociologia, que estuda cientificamente o funcionamento das sociedades humanas, aponta teorias a respeito das consequências provocadas pela mídia eletrônica. O sociólogo Jean Baudrillard, teórico da sociedade pós-moderna, ou contemporânea, acredita que a mídia eletrônica destruiu nossa relação com o passado e criou um mundo caótico e vazio. Segundo ele, a vida social é influenciada, acima de tudo, por imagens e signos.

“Quando nos referimos à sociologia contemporânea, observamos um distanciamento dos pensadores clássicos da sociologia do século XIX. Os defensores da sociologia pós-moderna têm uma nova forma de abordagem, que se distancia da inspiração de que a história tem uma única forma, um único trilho que leva ao progresso”, diz a professora de sociologia dos cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter Regina Reinert.

Para Regina, a importância de estudar sociologia está na produção de autoconhecimento. “A pesquisa sociológica, ao produzir em nós uma autocompreensão, também nos ajuda a tomar decisões”, afirma. Ou seja, auxilia a entender porque agimos da forma que agimos e, assim, resulta no entendimento da sociedade e seu funcionamento.

Os autores da sociologia contemporânea aplicam uma forma nova de abordagem, na qual não existem grandes verdades. Autores como Michel Foucault, Júlia Kristeva, Zygmunt Bauman e os filósofos Jacques Derrida e Jean Baudrillard anunciam que a sociedade está em permanente fluxo. Portanto, conceitos como comunicação, flexibilidade e diversidade estão em expansão.

A Uninter oferece o curso de sociologia contemporânea na modalidade de educação a distância para aqueles que têm interesse em melhor entender assuntos sociais da atualidade. Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros exames educacionais, esse curso de 30 horas traz as temáticas exigidas e específicas para uma formação complementar.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *