Primavera de Vivaldi no curso de Música: clássico barroco faz florescer o processo formativo

Autor: Evandro Tosin - jornalista

O curso de Licenciatura em Música na modalidade à distância da Uninter proporciona práticas significativas para o desenvolvimento dos estudantes, tanto com relação às habilidades musicais, quanto na apropriação do saber para docência na área. Durante o curso são ofertadas disciplinas práticas com instrumentos musicalizadores, fundamentais para a aplicação em sala de aula, como: flauta doce, violão, piano e percussão.

No último quadrimestre de 2022, os alunos puderam apreender e desenvolver a perfomance musical por meio de uma peça consagrada, com a música erudita intitulada “As quatro estações” de Antonio Lúcio Vivaldi (1678-1741). O Opus VIII de 1724 representa um conjunto de quatro concertos para violino de total de doze concertos. Vivaldi conseguiu inúmeras possibilidades dos instrumentos nesta obra, principalmente o violino, sescrevendo cenas da natureza, o despertar da Primavera, a água que jorra das fontes, o trovão, e o canto dos pássaros. Uma das peças mais conhecidas é a “Primavera”.

Para a professora do curso de Licenciatura em Música da Uninter Jeimely Heep Bornholdt, por meio da prática, os alunos tocam e apreciam diferentes obras. É possível assistir ao concerto com participação de alunos na página do Youtube Música Uninter (clicando aqui).

“Com a execução da peça, os alunos puderam ampliar o repertório, identificar elementos da música, por meio da interdisciplinaridade tanto quanto conhecer aspectos históricos e estilísticos da peça de Antonio Vivaldi. Alguns acadêmicos comporam células rítmicas para serem executadas pela percussão. Essa prática traz reflexão sobre a proposta pedagógica e simultaneamente proporciona ao aluno uma performance musical, uma vivência estética e de afetos”, explica Jeimely.

A proposta está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da ONU, que é reduzir as desigualdades, dentro dos países e entre eles.

“A música e a arte são admiráveis e de direito da população. Todos podem cantar, tocar e escutar peças eruditas e ter o conhecimento para compreender a peça. Conforme o objetivo apresenta, empoderar e promover a inclusão social, garantir igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades sociais”, relata a professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *