Pretos Juntos no Topo: Juiz de Fora promove ciclo de palestras no mês da consciência negra

Autor: Lidianne Pereira e Rafael Rodrigues

Abordando temas sobre educação, empreendedorismo, comunicação, networking e principalmente o empreendedorismo negro, o polo Uninter Juiz de Fora promove o evento “Pretos Juntos no Topo – Ciclo de Palestras”, nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 19h.

O primeiro palestrante convidado será o educador financeiro Valdilei Jacob, com a palestra “Black Money, Empreendedorismo e Networking: como usar poderosas ferramentas para aumentar a visibilidade e o empoderamento”. Em seguida, o jornalista e professor Antônio Carlos Hora fala sobre “As Estratégias e Desafios da Educação em Tempos de Comunicação e Jornalismo Global”.

“Quando conversamos sobre a ideia do grupo Pretos Juntos no Topo, era para ser uma ação simples, que imaginei que seria notada apenas daqui a alguns meses. Qual não foi minha surpresa quando, em duas semanas, constatamos que a repercussão se tornou enorme, e entendemos a real necessidade de um espaço para que as pessoas possam se apresentar e fazer negócios entre si, assim como dar visibilidade às suas qualidades e às dos outros”, diz Jacob. “Fiquei satisfeito em ver que há profissionais tão incríveis perto de mim, e muitas vezes eu procurava referências fora da cidade ou na mídia”, destaca.

Antônio Carlos Hora analisa o projeto por várias vertentes. Primeiro, como negro: “Me sinto muito orgulhoso por ver negros se organizando, nós para nós, esse foco é fantástico. Já estava mais do que na hora de nos organizarmos em torno do black money. Eu mesmo já procurei consumir produtos de pessoas do grupo”, relata.

Ele conta ainda que, como pesquisador, entende o fenômeno como um case de sucesso, uma estratégia de enfrentamento para uma nova perspectiva na cidade. “A internet nos possibilitou uma junção, e assim podemos nos organizar melhor em torno de um crescimento coletivo”, pontua.

Antonio também apresenta seu ponto de vista como servidor público, já que é gerente da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP). “Como servidor, vejo da seguinte forma: o contexto político de Juiz de Fora é o pano de fundo de uma cidade progressista que pensa numa outra perspectiva. A administração tem o compromisso da inclusão e da participação melhor de sua população em um contexto geral”.

Protagonismo preto no Brasil

Os pretos e pardos representam 51% dos donos de negócios no Brasil, e têm seus pedidos de crédito negados três vezes mais que os brancos, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A união desse público pode não só elevar seus negócios, mas também suas ideias e sua luta contra o racismo estrutural. É com essa finalidade que surgiu o projeto “Pretos juntos no Topo”, que busca fomentar um protagonismo e alta relevância na comunidade negra.

Muito mais do que as palestras que incentivam e estimulam novas posturas e que proporcionam ânimo e produtividade, estamos falando de uma iniciativa que liga dois elementos essenciais em torno de práticas: criatividade e resultados. O desafio das empresas é justamente oxigenar suas equipes com um olhar que vai além do âmbito profissional.

“A educação é a base para tudo. O conhecimento é a única coisa que não podem nos roubar. Esta frase, que ouvi Lázaro Ramos dizer, me impactou porque é a pura verdade. Então, nós nunca devemos parar de estudar. Seja em qualquer área de atuação. A cada dia que estudo algo vejo a expansão e o leque de oportunidades criadas através dos estudos”, comenta a empreendedora Simone Duarte, integrante do grupo.

O polo Uninter Juiz de Fora recentemente conversou com a psicóloga Zaine Roque, também integrante do grupo, e à frente do Instituto Dom, que acolhe jovens e adolescentes para capacitação profissional, assim como instruções para carreiras e vida profissional. Você pode assistir neste link: https://fb.watch/9c-CBPm2b3/

De acordo com a gestora do polo Uninter Juiz de Fora, Maria Dornellas, é importante que todos os dias possamos contribuir para um mundo mais justo, com menos preconceito. A esperança é que esse movimento possa transcender o mês de novembro, que é marcado como o mês da consciência negra. “Quanto mais forte a união das pessoas em torno de uma causa e objetivo, mais forte essa intenção irá se tornar”.

Maria reforça ainda a felicidade da instituição em poder contribuir com o projeto. “Vamos receber com muita alegria os palestrantes, as pessoas que irão participar do evento, e desejamos que seja um sucesso, sem deixar de observar todas as medidas de segurança que o momento exige. Para que o evento transcorra com total segurança, pedimos que os participantes não deixem de usar a máscara e observem o distanciamento”.

Durante o evento do dia 18 de novembro, que é gratuito e será realizado na sede do polo, haverá um coffee break e sorteio de brindes. Para participar, é necessária a apresentação da carteira de vacinação para Covid-19. Certificados de participação serão enviados online após o evento. As vagas são limitadas e a lotação respeita as regras de distanciamento vigentes na cidade.

As inscrições podem ser feitas pelo link:

https://www.sympla.com.br/pretos-juntos-no-topo—ciclo-de-palestras__1409420

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lidianne Pereira e Rafael Rodrigues
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Rebrand Cities/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *