Prática recreativa do tênis exige preparação física

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Com o fim dos jogos olímpicos de Tóquio, alguns esportes ganharam destaque nos veículos de comunicação, especialmente aqueles que trouxeram medalhas para o Brasil. É o caso da modalidade de duplas no tênis, em que Laura Pigossi e Luisa Stefani ganharam o bronze, primeiro pódio do país na categoria.

Esporte de pouca popularidade no Brasil, associado às classes sociais mais altas, o tênis já teve um grande ídolo por aqui, o tenista Gustavo Kuerten, que ganhou vários dos principais títulos do circuito profissional, chegando inclusive ao topo do ranking mundial em 2000. A conquista de Laura e Luisa, atletas que até uma semana antes dos jogos não tinham sequer conquistado a vaga para a disputa, voltou a colocar o tênis no centro das atenções.

Esta é uma modalidade esportiva particularmente desgastante, devido à longa duração de suas partidas e ao esforço muscular intenso e repetitivo. Atletas do tênis necessitam ter preparação física voltada para a prevenção de lesões, desenvolvimento de flexibilidade e coordenação. “Trata-se de um esporte em que o risco de lesão é muito grande devido a suas particularidades. A preocupação com as articulações é fundamental”, explica o professor Willian Maia, tutor dos cursos de pós-graduação na área desportiva na Uninter.

Já se espera um crescimento da procura pela prática do tênis no país após a Olimpíada. A grande maioria dos praticantes se encaixa na categoria atleta casual, aquele que pratica a modalidade 1 ou 2 vezes por semana. Mesmo nesses casos a prevenção às lesões se faz necessária para que não impossibilite o praticante de executar suas atividades diárias, explica o professor de Educação Física André Elias, profissional especializado em preparação física de alto rendimento.

Ele conta que se apaixonou pelo tênis por acaso. “Nunca pensei em trabalhar com tênis, meu foco sempre foi o futebol e preparação física de auto rendimento, mas meu primeiro estágio na área desportiva foi com o tênis e me apaixonei pelo esporte”, diz.

André destaca que, para o tênis, exercícios de fortalecimento de ombro, core, lombar e quadril são essenciais, sem esquecer da potência muscular. “Basicamente eu sigo com uma preparação voltada para a prevenção de lesões devido à intensidade do jogo, mas nunca esquecendo dos volumes de intensidade aplicados e do tempo de descanso. Busco muitas informações de preparação física fora do país, muito pelo fato de não termos essas pesquisas em âmbito nacional”, explica.

O programa Cenários do Esporte, transmitido em 05.ago.2021 pela Rádio Uninter, recebeu André Elias para uma conversa com o tutor dos cursos de pós-graduação na área desportiva, professor Willian Maia. Com medição de Evandro Tosin, os profissionais conversaram sobre a preparação física no tênis. Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *