PPGENT destaca contribuições do pensamento complexo para a educação em aula inaugural
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
As Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a pesquisa em educação foram o tema de palestra da aula inaugural do 2º semestre de 2025 do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da Uninter, na manhã de 21 de agosto. O evento aconteceu de forma híbrida, presencial na sede do Edifício Garcez, com transmissão ao vivo por videoconferência.
Docentes e pesquisadores do mestrado e doutorado participaram da aula ministrada pelo doutor em Educação Ricardo Antunes de Sá, professor aposentado do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que continua como voluntário sênior do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e mestrado profissional da instituição pública, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia Complexidade e Educação.
O evento foi aberto pelo coordenador do PPGENT, Luciano Frontino de Medeiros, que recepcionou os participantes. “É muito bom, muito satisfatório, termos a vinda do professor Ricardo aqui, que é uma referência para nós nessa temática, e com certeza traz luz para alguns alunos nas suas dissertações”, afirmou.
De acordo com Sá, o pensamento complexo é uma das tantas teorias da área da educação e da ciência que pode auxiliar os pesquisadores a investigar o fenômeno educativo de uma forma mais fidedigna. Colabora a olhar para as famílias, os professores, o currículo, a formação continuada e a relação professor-aluno de forma entrelaçada e não fragmentada.
“Nos mostra, por exemplo, as tensões que existem entre escola e família, nos auxilia a produzir um conhecimento mais próximo da realidade. Nos apresenta categorias para olharmos a escola e a pesquisa, como os princípios sistêmico organizacional, recursivo, retroativo, hologramático, dialógico e auto organizador”, salienta o doutor em Educação.
Os participantes também puderam sanar dúvidas e compartilhar experiências ao final da fala do profissional, que durou cerca de duas horas. O evento finalizou com um coquetel de lançamento da coleção Educação e Tecnologias, produzida por docentes e discentes do PPGENT, em livros publicados anualmente, desde 2017. Conectando saberes e práticas na era digital é o oitavo volume, publicação mais recente das obras, lançado também no 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) e na 5ª Fenda Dixital.
Troca acadêmica impulsiona e fortalece pesquisas
O coordenador de Enfermagem na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) e diretor financeiro da primeira Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf-PR), Luciano Marçal, é especialista em psiquiatria e saúde mental. No mestrado do PPGENT, pesquisa sobre análises e padrões de fala de pesquisadores e docentes, com foco no comportamento e na inteligência emocional, pensando nas condições de ansiedade, depressão e burnout no meio acadêmico.
Para o pesquisador, que acompanhou a aula inaugural de forma presencial, é “muito enriquecedor” receber os conhecimentos transmitidos por um professor doutor reconhecido, como Sá. O acadêmico acredita que essas oportunidades fazem com que levem os aprendizados para as pesquisas e possibilita a evolução na área acadêmica, além de proporcionar o networking.
“Conseguimos conversar com outros colegas, professores, o ‘tête-à-tête’, como falamos. Pensando sobre psiquiatria, nada é melhor do que o contato humano. Visualizar as pessoas, trocar experiências, aprender, ter essa troca. As aulas inaugurais e essas promoções que a Uninter faz nos ajuda muito. Estamos nos especializando, e enriquecer o conhecimento também é avançar para ter uma energia a mais para continuar a pesquisa”, garante Marçal.
A mestranda Karen Barbosa, que pesquisa a respeito da cultura digital no curso de licenciatura em matemática, acrescenta que a aula “foi ótima, agregou muito conhecimento”. “É fundamental, inclusive para quem não conhecia o orientador pessoalmente, foi ótimo. Conhecemos os colegas, aproximamos a turma”, conclui.
Marçal e Barbosa já possuem publicações no livro Tendências na educação contemporânea, organizado por Gláucia da Silva Brito, Geraldo Almeida e Daniel Tedesco, disponível para livre acesso. O especialista em psiquiatria e saúde mental também fala a respeito do trabalho que realiza por meio das redes sociais, como o Instagram e o Youtube.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen
















