Polos promovem ecoturismo na Rota dos Cânions em Santa Catarina

Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica

Sustentabilidade, turismo e valorização do patrimônio natural e cultural. Essas foram as marcas do passeio de turismo ecológico promovido pelos polos da Uninter de Barracão (PR) e São José do Cedro (SC) no dia 2.abr.2022. Colaboradores e 40 alunos dos polos de educação a distância se deslocaram até o município de Anchieta, localizado no oeste catarinense, para uma visita à Rota dos Cânions, que é administrada pela Ar Livre Ecoturismo.

O passeio neste universo foi uma verdadeira aventura, com duração de aproximadamente cinco horas, para percorrer 40 quilômetros do trajeto da Rota dos Cânions, entre asfalto e estradas de chão. O que permitiu conhecer as belezas regionais, explorar o relevo e as paisagens da região, incluindo cachoeiras com mais de 50 metros.

O trajeto pode ser realizado em veículo próprio ou em uma Kombi conversível, remodelada para os aventureiros, e desta maneira, apreciar o cenário ao seu redor. O local ainda dispõe de almoço, com comida caseira, que é preparada no fogão à lenha. Ao final do passeio os estudantes acompanharam o pôr-do-sol com marshmallows na fogueira.

Bruna Roberta Colombo Verfer foi uma das participantes da aventura. Ela é egressa do curso de Pedagogia da Uninter na modalidade de educação a distância, vinculada ao polo de São José do Cedro (SC). Atualmente é aluna de Ciências Biológicas na Uninter e da pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA): Inclusão Escolar e Social.

“Foi maravilhoso! Já tinha ouvido falar sobre o lugar, porém nunca tinha ido. Quando a Uninter ofertou essa possibilidade não deixei passar a oportunidade de conhecer o lugar. Inclusive quero ir de novo. O lugar em si tem uma energia incrível que nos faz sentir paz e uma imensa gratidão pela vida. Com certeza recomendo”, relata Bruna.

Para a gestora dos polos da Uninter de Barracão (PR) e São José do Cedro (SC), Andréia Demossi Perin, a experiência de contato com a natureza e a organização da viagem permitiu criar vínculos entre os acadêmicos e colaboradores, além de ser uma oportunidade aos acadêmicos vivências inesquecíveis.

O ecoturismo no país e importância para a economia

O Brasil está em 1º lugar no ranking mundial de Ecoturismo, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O país conta com um sistema de 2.201 Unidades de Conservação, parques e áreas protegidas que somam 250 milhões de hectares. Em 2018, um levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) identificou que foram criados 90 mil postos de trabalho, proporcionando R$ 2,7 bilhões em renda, e PIB de R$ 3,8 bilhões para a economia brasileira. As informações são do Portal Sebrae de Ecoturismo.

A docente Grazielle Ueno Maccoppi é  coordenadora do curso de Gestão de Turismo da Uninter, Mestre em Turismo – Meio Ambiente e Sociedade pela UFPR, pós-graduada em BIG Data para Gestão Estratégica do Turismo na Universidade Nacional de San Martín (Buenos Aires, Argentina), e Doutoranda em Tecnologia e Desenvolvimento na UTFPR.  De acordo com Grazielle, o turismo em áreas naturais engloba diferentes práticas turísticas que tem como principal característica o ambiente natural. Por esse motivo, vale desde turismo de aventura, rural, ecoturismo, náutico, contemplação e tantos outros.

“Somos um país continental de beleza e diversidade ambiental únicas. São inúmeros os recursos naturais ainda sem desenvolvimento do turismo, que estão a ser descobertos e carentes de profissionais para sua gestão. Conciliando a beleza natural imensurável do nosso país, podemos destacar os benefícios à saúde humana em estar em contato com a natureza”, explica Grazielle.

“O turismo é uma atividade de lazer completa. A partir da sua prática é capaz de despertar sobre a problemática ambiental ao mesmo tempo que se valoriza os atrativos naturais e modifica o seu grau de envolvimento com aquele território. Chave para uma prática responsável é a promoção de uma visitação controlada e comprometida, que seja capaz de levar informação e engajamento”, complementa a coordenadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *