Ciências da Religião e Teologia: diferenças e similaridades

Autor: Marli Turetti Rabelo Andrade*

Ciências da Religião e Teologia buscam espaço no ambiente acadêmico e profissional, cada qual defendendo a sua área de atuação, sem renunciar ao conhecimento científico. A neutralidade acadêmica busca suas diferenças nos conceitos epistemológicos e nos respectivos pressupostos metodológicos.

As Ciências da Religião tiveram seu começo com o filólogo Max Muller na área de estudos interdisciplinares. Era considerada uma disciplina comparativa, por envolver em seu aporte outras disciplinas, em busca do conhecimento de outras religiões. Era também uma disciplina empírica, que investigava sistematicamente a religião, nas manifestações e fenômenos relacionados à doutrina, com característica de neutralidade diante da veracidade ou qualidade de determinada prática, em relação ao objeto de estudo.

Na metodologia, em Ciências da Religião, as religiões têm um tratamento formal, utilizando os conhecimentos interdisciplinares. Sendo assim, recebe a contribuição das teorias de diversas áreas de conhecimento, como História, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Filosofia, Linguística e tantas outras. Essa metodologia dá ênfase aos conceitos epistemológico e metodológico, sendo que a Sociologia trata das relações entre a religião, sociedade e a política, a Psicologia compreende o elemento psíquico, a Geografia traz o espaço físico e cultural e a Teologia metodologicamente expõe o escopo da doutrina religiosa.

Em Ciências da Religião, estudam-se as características dos fatos a que se refere o fenômeno religioso, no campo interdisciplinar acadêmico, em sua diversidade religiosa e cultural, integrando os conhecimentos da escola clássica e contemporânea, para compreender melhor o objeto de estudo. Já que o cientista da religião possui liberdade na sua área de pesquisa, cujo objetivo é estruturar um inventário especializado, com o compromisso ético-científico.

A Teologia traz como referência a reflexão acerca da realidade de uma determinada tradição religiosa. Enquanto pesquisa, preocupa-se em definir, averiguar e compreender todos os fatos hermenêuticos, geralmente em relação as Escrituras Sagradas. Questiona muitas vezes a interpretação comunicada pela tradição, utiliza a fonte verdadeira e as testemunhas referenciais, em conexão com a origem ontológica do ser humano. Problematiza o fenômeno religioso e analisa o caráter histórico do tema, que de certa forma reflete nos valores, do sagrado e do discurso teológico. A Teologia Pública tem demonstrado habilidades no envolvimento e na construção da sociedade civil e está ganhando espaço a partir da concepção de cidadania.

* Marli Turetti Rabelo Andrade é doutora em Educação. Professora da área de Humanidades da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Marli Turetti Rabelo Andrade*
Revisão Textual: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rodolfo Clix/Pexels


5 thoughts on “Ciências da Religião e Teologia: diferenças e similaridades

  1. Parabéns Profª Drª Marli Turetti, pelo texto bastante esclarecedor sobre as diferenças e similaridades entre Teologia e Ciências da Religião.

  2. Entrei em uma disciplina isolada na academia de ciência da Religião achando que era tipo teologia, mas não exaltaram Deus, eles criavam caminhos psicológicos e antropológicos para explicar o pensamento religioso. Ora, perguntei-me, mas se Deus é só uma neurose coletiva, então para quê a maioria das pessoas no globo são neuróticas, psicoticas e religiosas?
    Deu tudo certo. Hoje eu conheço os dois pontos: o lado crente e o científico. Sou espírita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *