ACESSIBILIDADE

Polo da Uninter inova na inclusão com placas em Libras

Você sabia que o Brasil possui duas línguas oficiais? O português e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que foi reconhecida em 2002 como nosso segundo idioma. Apesar disso, muita gente desconhece a Libras, inclusive dentro da comunidade surda. A inclusão de todos e de todas as formas, é algo que precisa ser constantemente encorajado e inserido no dia a dia da sociedade.

Esta prática vem sendo adotada pelo polo da Uninter em São Miguel do Oeste (SC), que mostrou uma preocupação em fazer com que todos os alunos sejam igualmente recebidos, através da confecção de placas para a cultura surda. “A inclusão é um processo que precisa ser respeitado, esse ato de igualdade permite que todos tenham acesso a participar de uma integração envolvente em que haja a garantia dos direitos”, afirma a coordenadora do polo, Geanete Christofoli Maldaner.

O polo já possuía as identificações dos ambientes em Braille, e em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), e a professora Fernanda Prigol da Luz, que elaborou o design das placas, tiveram a ideia de ampliar essa inclusão para a Libras. A ação foi muito bem recebida pelos alunos surdos, que destacaram a importância de se sentirem parte de uma estrutura de ensino superior que se propõe a garantir o direito à inclusão.

Geanete fez questão de agradecer a todos que se engajaram na ação, como a coordenadora da APAS, Claudia Mara Vizentin, e também aos colaboradores que “auxiliaram e deram toda a atenção e suporte para que a inclusão realmente aconteça”. “Dessa maneira, a Uninter e o polo de São Miguel do Oeste encontram-se um passo à frente no sistema de inclusão”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São Miguel do Oeste

16 thoughts on “Polo da Uninter inova na inclusão com placas em Libras

  1. Parabéns pela iniciativa. É de grande importância para inclusão. Gostaria de sinalizar a escola onde trabalho. Necessito de outras placas como: sala AEE, sala dos professores, cozinha, biblioteca, sanitário dos professores, laboratório, secretaria, coordenação pedagógica, auditório… Agradeço desde já.

    1. Gostaria de sinalizar a escola de surdos onde trabalho porque a passou por uma reforma recentemente e precisa de novas placas.Que faço para consegui? Necessito das placas a seguir:
      -Diretoria
      -Cantina
      -Secretaria
      -Biblioteca
      – Laboratório de Informática
      -Banheiro Feminino
      -Banheiro Masculino
      – Banheiro dos Professores
      – Sala de Aula
      – Sala Multiuso
      – Núcleo de Formação
      – Núcleo de Adaptação de Material e Tecnologia
      -Almoxarifado
      – Brinquedoteca

    1. Bom dia amei estas placas sinalizadoras, gostaria de adquiri–las, por trabalhar em uma escola com libras e gostaria muito de renovar com elas , retirar as minhas q não são tão despojadas como as q pude apreciar aqui neste veículo, tenho pressa em sua resposta, pois as aulas já se iniciam na próxima semana, aguardarei o retorno. Desde já obrigada.

  2. Bom dia! Trabalho em uma escola de surdos em Salvador -Ba e as placas sinalizadoras desta escola
    precisam ser renovadas . Visitando este site encontrei estas placas e tenho interesse em adquiri-las. Como faço? Tenho pressa em sua resposta, pois as aulas já se iniciam nesta semana, aguardarei o retorno. Desde já agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *