Polo da Uninter comemora seus 15 anos e distribui 800 livros

Autor: Evandro Tosin – Assistente Multimídia

Para comemorar seus 15 anos de vida, o polo da Uninter de Santa Cruz do Sul (RS) lançou a campanha “Espalhando Livros”. Entre os dias 16.nov.2020 e 05.dez.2020 serão distribuídos 800 livros em praças de 12 cidades gaúchas: Santa Cruz do Sul, Pântano Grande, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Gramado Xavier, Herveiras, Boqueirão do Leão, Vale do Sol, Vera Cruz, Vale Verde, Passo do Sobrado e Sinimbu.

A distribuição será realizada aos sábados por acadêmicos da Uninter que residem nas cidades da região. A primeira ação do projeto já ocorreu no último dia 21.nov.2020. A atividade ainda acontecerá no dia 05.dez.2020 em Santa Cruz, das 10h às 12h.

A ação tem caráter de extensão, os estudantes voluntários irão receber certificado de participação. Os livros são distribuídos em espaços públicos e privados, como bancos de praças, pontos de ônibus, rodoviária, escolas, etc.

“Foram tantos profissionais formados neste período e muitos deles impactados pela potência da leitura no processo formativo. Criamos o projeto imaginando que o poder transformador dos livros possa ser estendido para as comunidades”, explica Mônica Eliza Malacarne, coordenadora pedagógica do polo.

O primeiro passo do projeto, em agosto deste ano, foi a triagem e organização de obras da Editora Intersaberes que poderiam ser de interesse para os mais diversos públicos. Em seguida, cada obra recebeu um bilhete escrito a mão com a seguinte mensagem: “Olá, tudo bem? Este livro é um presente da Uninter para você que o encontrou neste banco. Desejamos que te ajude a desenvolver o empreendedorismo e enriquecer sua aprendizagem. Ele faz parte do material que os acadêmicos recebem durante a graduação, bacana né? Esperamos que aprecie a leitura! @uninter_santa_cruz”.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o país tem uma média de leitura anual de 4,96 livro por habitante. Porém, somente 2,43 desses livros são lidos do início ao fim.

Giane Freitas da Silva, que é egressa de Licenciatura em Geografia, participou da ação na cidade de Encruzilhada do Sul (RS).  Ela relata que a ação foi um enorme sucesso. “Houve até um senhor que já ficou lendo ali mesmo na praça. Foi muito legal conversar com a população, informando o objetivo do projeto e observando sua receptividade. Nas redes sociais o projeto foi bastante elogiado e muitos que não tiveram a oportunidade de presenciar a ação, perguntaram quando ocorreria novamente. Diante dessa constatação, nos colocamos à disposição para promover um novo momento do projeto na nossa cidade. Isso nos deixaria muito felizes”, conta a egressa.

Além de Giane também participaram da ação as estudantes Beatriz Leal da Silva, graduada no curso de licenciatura em Artes Visuais, Marizethe Moura de Vasconcelos, egressa do curso de licenciatura em Geografia, e Rosana Mengue Dimer, graduada no curso de Artes Visuais.

“Como educadoras, sabemos da importância que a leitura tem para o desenvolvimento humano, tanto intelectual, como cultural e social. É através dela que ampliamos nossos horizontes reflexivos, consolidamos/transformamos nossa compreensão de mundo e efetivamos a construção do nosso conhecimento. A leitura tem papel fundamental na evolução da humanidade, sendo agente do conhecimento através das gerações”, explica Giane.

Em Rio Pardo (RS), a 64 km de distância de Encruzilhada do Sul (RS), a egressa de licenciatura em Pedagogia da Uninter Alessandra Kunsler participou da ação: “Minha participação foi muito gratificante, ser lembrada foi muito significativo para mim. Participar deste projeto da Uninter foi uma satisfação. Estimular a leitura e um ato prazeroso além de tornar o leitor mais culto com uma visão diferenciada do cotidiano e mais capacitado a interagir e buscar seus objetivos. A leitura nos permite ampliar conhecimento”.

Gredí Zaíra Picoli também é egressa da Uninter dos cursos especialização em Gestão de Recursos Humanos e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Moradora de Boqueirão do Leão (RS), ela comentou sobre a oportunidade de estimular a leitura: “Acredito que esta é fonte inesgotável de conhecimentos, os quais fazem bem, não somente ao intelecto, como também à alma, ao espírito. A leitura nos ajuda a compreender melhor as pessoas e o mundo que nos rodeia. Acredito que a boa leitura nos torna pessoas melhores e assim permite um mundo com mais respeito e solidariedade”, conclui.

Com já dizia Quino, quadrinista criador da personagem Mafalda: “viver sem ler é perigoso, te obriga a crer no que te dizem”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente Multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *