Maratona Black Friday vai te ajudar a vender mais o ano inteiro

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Quem ainda não sabe o que é a “Black Friday”? A popularidade do termo tem um motivo: este é um dos maiores momentos de vendas no varejo brasileiro e em alguns países do mundo. Costumeiramente realizada na última sexta-feira do mês de novembro, a data abre oficialmente a temporada de compras de final de ano.

Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios preparou a maratona “Venda + Na Black Friday”, que será realizada no dia da Black Friday 2020, próxima sexta-feira (27.nov.2020), e contará com 11 palestras acontecendo a partir das 8h da manhã. Os temas abordados vão desde empreendedorismo digital e estratégias em tempos de crise até a importância de datas especiais para o e-commerce, e como fortalecer sua marca pessoal e profissional durante a Black Friday. Você pode se inscrever para receber certificado de participação clicando aqui. As transmissões serão feitas pelo canal oficial da Uninter no Youtube.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990. Por lá, a maratona de vendas com grandes descontos acontece um dia após o feriado de ação de graças, data importante na cultura local. No Brasil, o evento chegou a partir da última década.

Em terras tupiniquins, a Black Friday começou exclusivamente no segmento e-commerce e foi se alastrando para todo o varejo. A demora na consolidação do evento aconteceu devido ao receio dos varejistas em impactar negativamente as vendas no começo de janeiro, momento historicamente conhecido por grandes descontos nas lojas do país. Atualmente, esse medo ficou para trás e o consumidor já está habituado a esperar descontos de até 70% na Black Friday.

Em virtude desse cenário, é importante que as pessoas, clientes ou vendedoras, conheçam as técnicas empregadas para o desenrolar de um evento tão importante para o comércio. Segundo a consultoria eBit/Nielsen, o setor de vendas digitais faturou mais de R$ 3,2 bilhões na data do ano passado, o que representou uma alta de 23,6% em comparação a 2018.

Os professores da Uninter Elizeu Alves e Alessandra de Paula estão organizando a maratona, cujo maior objetivo é demonstrar como melhorar o sucesso nas vendas. “A nossa ideia com essa maratona é dar às pessoas a oportunidade de conhecer todas as competências digitais necessárias para fazer desse evento um sucesso de vendas. Todas essas competências podem ser adquiridas por meio dos cursos digitrends da Escola de Negócios da Uninter, principalmente nesta época em que todo o mercado está voltado para o digital”, explica Elizeu Alves.

Para ele, o sucesso da data se deve à proximidade com as festividades de fim de ano. “Essa é uma data muito especial para o comércio, sendo o pontapé inicial para o Natal. As pessoas gostam de se presentear e presentear a quem elas amam, e uma data com tantos descontos é o momento perfeito”.

Fique atento para não perder nenhuma novidade. Ainda há tempo de se preparar para as compras de final de ano e entender como se dão as dinâmicas do varejo em tempos de convergência digital.

Confira a programação da maratona Venda + Na Black Friday:

> 08:00 – Resistir às Tentações ou Ajudar a Economia: Dilemas da Black Friday e o Planejamento Financeiro

Mediador: Me. Daniel Cavagnari

Palestrante: Emerson Weslei Dias – Consultor independente de carreira e negócios e professor Universitário.

> 09:00 – Empreendedorismo Digital

Mediador: Dr. Achiles Batista

Palestrante: Ney Queiroz – CEO NEY.GREEN MENTORIA, coordenador do programa “Silicon Valley Inspiration”, em San Francisco, California, EUA.

> 10:00 – Como fortalecer a sua marca pessoal e profissional durante a Black Friday

Mediador: Me. Adriana Czajkowski

Palestrante: Sergio Czajkowski Junior – Professor Universitário e Consultor nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Vendas e Marketing.

> 11:00 – Mercados emergentes e IoT

Mediador: Me. Armando Kolbe Junior

Palestrantes: Leandro Moura – Bacharel em informática pela universidade Positivo e Presidente da Celepar; André Teles – especialista no tema de governos inteligentes e inovação;  Alexandre de Souza Falcão – Técnico em Telecom, Desenvolvedor, Suporte TI da Celepar.

Intervalo

> 14:00 – Estratégias em tempo de crise

Mediadora: Dra. Vanessa Estela Kotovicz Rolon

Palestrante: Renato da Costa – Sócio-Diretor do GEA (Gestores Empresariais Associados LTDA), Pós-Doutorando em Gestão Urbana pela PUCPR.

> 15:00 – Negócios Digitais: gestão da complexidade e tecnologias exponenciais

Mediador: Esp. Cristiana Leticia Moreira Thrun

Palestrante: Vivian Escorsin – Consultora de Negócios; atua no time de Startup & Inovação do Sebrae/PR – Regional Leste como gestora das verticais de Inovação em Saúde e Educação, de Internacionalização de Startups e do programa Capital Empreendedor e como consultora no programa Alto Potencial.

> 16:00 – As perspectivas do Varejo Digital: O que podemos aprender com a Black Friday?

Mediadores: Me. Elizeu Alves e Dra. Shirlei Miranda

Palestrante: Alesandra Almeida – Consultora do Sebrae PR, Gestora da Linha Estratégica Educação Empreendedora e do Comércio Varejista da Regional Norte.

> 17:00 – Desenvolvimento de Equipes de Vendas

Mediadora: Dra. Carla Patricia de Souza

Palestrante: Janete Schmidmeier – Consultora empresarial, atua como pesquisadora e professora universitária nas disciplinas de gestão de pessoas, aprendizagem organizacional e competências, inovação e empreendedorismo.

Intervalo

> 19:00 – Preparações, precauções e diferenças entre a venda física e virtual de produtos importados na Black Friday

Mediadora: Dra. Angela Tripoli

Palestrante: Melina Hidalgo – Advogada da área aduaneira e comércio exterior.

> 20:00 – Gerência de Serviços: um diferencial de competitividade

Mediadora: Me. Grazielle Ueno

Palestrante: Claudia Geber – Gerente de Marcas, atua nas temáticas de comunicação, marketing, branding e gestão comercial com destaque para relações entre consumidores e marcas.

> 21:00 – A importância de datas para o e-commerce

Mediadores: Dra. Alessandra de Paula e Esp. Luciano Furtado Correia Francisco

Palestrante: Fernando Castellon – CMO – market4u. Sócio Proprietário da Motion Publicidade, Diretor de marketing da Holding BioGrupo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Karolina Grabowska/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *