PNUMA celebra 50 anos em defesa do meio ambiente

Autor: Izadora Alves - Estagiária de Jornalismo

Proteger pessoas e o planeta é a missão rememorada no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de maio. Neste ano, também são comemorados os 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A defesa do ecossistema vem sendo pauta entre lideranças do mundo todo e traz esperança de benefícios para gerações futuras.

O evento do PNUMA que seguiu com o tema “Fortalecer ações pela natureza para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” aconteceu nos dias 3 e 4 de março de 2022. Com palestras e atividades voltadas para o resgate climático e ambiental, foram debatidos temas sobre os inúmeros desafios ambientais, realizando resgates históricos e planejando ações a fim de estimular a ação coletiva.

Historicamente, a luta para melhores condições foi iniciada em 1972, na Suécia, quando aconteceu a primeira Conferência de Estocolmo pelas Nações Unidas, que já estudava os graves impactos nas condições climáticas e danos na camada de ozônio. Com este exercício de conscientização, defesa e educação, houve a ampliação de conhecimento para a população, instigando apoio e também a possibilidade de realizar mudanças significativas, vinculando o planeta e a sociedade em uma união sustentável.

Conscientização

Segundo a organização não-governamental SOS Mata Atlântica, “a perda de florestas naturais, área em que caberiam mais de 20 mil campos de futebol, corresponde a 59 hectares por dia ou 2,5 hectares por hora, além de representar a emissão de 10,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera”. Os números, coletados entre 2020 e 2021, representaram um aumento de 66% em relação a 2019, equivalendo a uma perda de quase 90% da área original.

Para evitar danos ainda maiores, são necessários esforços conjuntos enquanto comunidade, contribuindo e conscientizando de forma local e digital ao que favorece o meio ambiente, buscando informações de qualidade e customizando o dia a dia de forma sustentável. O cidadão tem papel fundamental nesse processo, com ações coletivas e individuais. É válido monitorar as ações nas cidades, participar de audiências públicas em vigência na região, avaliar o saneamento, preservação de faunas, espaços culturais e também de proteção com os animais que fazem parte desta composição, principalmente aqueles que correm o risco de extinção.

Sobre o desenvolvimento do cuidado, a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Meio Ambiente, Sandra Maria Lopes de Souza, compartilha a visão que “um desenvolvimento não é somente sustentável, mas também econômico. Ambos são ferramentas fundamentais para o mundo. Não temos como condenar as produções, mas sim adaptar a produção nas condições mais propícias para o meio ambiente não sofrer tantos impactos, mantendo sempre a busca pelo equilíbrio”. O uso consciente dos nossos recursos naturais se faz necessário todos os dias, pois somente uma ação conjunta pode promover mais qualidade de vida para o futuro.

O programa Brasil: nosso país em transformaçãoexibido em 7 de junho de 2022 na Rádio Uninter, segue disponível na íntegra. Para conferir, clique neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Ejaugsburg/Pixabay e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *