Intestino saudável está diretamente relacionado à qualidade de vida

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

O intestino é considerado um dos maiores órgãos do corpo humano, com cerca de 9 metros de comprimento, e possui cerca de 500 milhões de células nervosas. Mas, o que muitos não sabem é sobre a ligação direta entre o funcionamento do intestino e a saúde do nosso cérebro. Um intestino saudável contribui para uma mente saudável e uma maior qualidade de vida.

Segundo a gerontóloga e professora da Escola Superior de Saúde Única da Uninter, Fabiana Prestes, o intestino é considerado o “segundo cérebro”, pois funciona de forma autônoma, não dependendo de uma ordem direta do cérebro. O órgão está diretamente ligado ao encéfalo, centro do sistema nervoso, por meio do nervo vago, que é um dos principais integrantes do sistema que controla as ações involuntárias do corpo.

A professora explica que o eixo intestino-cérebro é responsável pela comunicação entre os sistemas entérico e nervoso e ressalta que os sistemas interferem no funcionamento e desempenho um do outro.

Entre os fatores que correlacionam os dois órgãos, está a produção de serotonina. Cerca de 95% do chamado hormônio da felicidade é produzido pelo intestino, sendo fundamental para regular nosso humor, além de auxiliar no processo digestivo.

Outro fator importante é a quantidade de bactérias intestinais presentes no organismo. Possuir grande variedade dessas bactérias pode melhorar o desempenho de funções essenciais para o corpo humano além de possibilitar melhorias nos sintomas de depressão, ansiedade e distúrbios de humor,

Boa alimentação

De acordo com o neurologista brasileiro Pedro Calabrez, existe uma forte ligação entre nossa alimentação e a saúde da mente. Doutor em psiquiatria e psicologia médica pelo laboratório de neurociências clínicas da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Pedro destaca dicas para se construir uma alimentação saudável que beneficie o cérebro.

Quanto ao consumo de carne em nosso dia a dia, verificar a procedência e o modo como são armazenados esses alimentos são essenciais. Casos como peixes e frutos do mar têm grande chance de contaminação se houver procedência duvidosa.

Por outro lado, o consumo desses alimentos é relevante para um estilo de vida saudável. Para obtenção de ômega 3, ácido carboxílico fundamental para o funcionamento cerebral, são recomendadas três refeições com peixes ou frutos do mar por semana.

Carnes bovinas e suínas também podem prejudicar nossa saúde se não forem tomados certos cuidados. Por isso, é sempre importante ler os rótulos para saber o de onde vem e como é feito o alimento que estamos consumindo.

Outro alerta feito por Pedro é sobre a margarina, alimento presente um muitas casas brasileiras e que é extremamente prejudicial para a saúde. Não só presente no café da manhã como acompanhamento ao pão, a margarina também é usada com frequência para fritar ou cozinhar alimentos. Como opção mais saudável, é recomendado a substituição dela por azeite de oliva, mais saudável e nutritivo.

O açúcar também aparece como grande vilão da saúde mental. Tanto a sacarose (açúcar refinado) quanto a frutose (forma natural presente em frutas) podem ter consequências negativas sobre o organismo, podendo agravar quadros de ansiedade e depressão e contribuir para o desenvolvimento do Alzheimer.

O ideal é diminuir o consumo de alimentos com alto índice de sacarose e ingerir frutas inteiras, para que o impacto da frutose no organismo seja diminuído pela ingestão das fibras.  Legumes e verduras são os alimentos mais indicados para manter uma boa saúde mental e física.

A ligação entre o funcionamento do intestino e a saúde do cérebro foi o tema do programa Sua Saúde, exibido pela Rádio Uninter em 7 de junho. Comandado pela jornalista Bárbara Carvalho, o programa trouxe como convidados a gerontóloga e professora da Escola Superior de Saúde Única da Uninter, Fabiana Prestes, e o professor tutor da Escola de Saúde, Andrew Silva Alfaro.

Assista ao programa completo na Integra, através do canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *