Planejamento e execução são fundamentais para o empreendedorismo e maior empregabilidade

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Trabalho e emprego são comumente tratados como sinônimos, mas há uma distinção entre os conceitos. De acordo com o professor Sérgio Marangoni, consultor de gestão de projetos, o primeiro está relacionado ao desenvolvimento de atividades que não necessariamente envolvem a remuneração financeira. Já no segundo caso, “é diretamente você buscar alguém que pague para você executar um trabalho”, explica.

Ainda assim, é fato que a quantidade de trabalhos realizados está conectada com o enriquecimento do currículo e maiores oportunidades de empregabilidade. O que só é possível com planejamento e construção de repertório. “Obtenho mais informação, desenvolvo trabalhos e tenho mais pessoas, empresas que queiram me empregar, começo a ter mais relacionamento”, afirma o profissional. E para o aprofundamento de conhecimentos, é fundamental o estudo contínuo.

“Quando a gente se fecha, fica muito limitado. É claro, ser especialista em tudo também não dá certo. Aí vem o equilíbrio novamente, mas dentro do seu campo, com certeza poder ter muitos bons trabalhos. É muito importante estudar para entender que existem essas possibilidades”, salienta a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Uninter, Maria Tereza Xavier.

O sucesso também está ligado com a execução de projetos. “Se só planejar, nunca vai saber se vai dar certo. Realmente preciso fazer as coisas acontecerem. A minha quantidade de sucessos vai depender da minha quantidade de execuções. Quanto mais trabalhos eu executo, maior é também a probabilidade de sucesso. Nesta construção é onde tem o seu engrandecimento e fortalecimento, porque pode ter alguns erros que não são exatamente insucessos. Podem ser a forma de aprendizagem para melhorar o caminho, a estrutura. Sucesso só acontece com trabalho árduo, constante e aprimoramento”, destaca o consultor.

Trabalho dentro do empreendedorismo

O empreendedorismo não é apenas a criação de uma empresa e a espera que de que as coisas aconteçam sozinhas e instantaneamente. “O empreendedor é aquele que tem a disposição e capacidade para idealizar, coordenar e realizar projetos, negócios, serviços, se dispõe e se preocupa. É fazer as coisas acontecerem”, pontua Marangoni. Além disso, o ato de empreender também está diretamente conectado com a realização de trabalhos.

Para o consultor, o primeiro desafio ao empreender é identificar onde se quer chegar e qual problema o projeto vai solucionar. O planejamento é fundamental para entender o passo a passo de ações que ajudam a chegar ao objetivo final, assim como todos os recursos necessários para a execução. É no desenvolvimento que os problemas começam a surgir, pois aparece “uma série de questões que vou me deparar pela primeira vez”, ressalta.

“O principal desafio é que eu me planeje suficientemente e busque os recursos adequados, tanto financeiras quanto de tempo, estrutura, material, para que eu chegue a aquele resultado”.

Outro ponto importante, para Maria Tereza, é “saber dizer não” e entender os próprios limites para que não haja sobrecarga e maior desgaste no processo. “Muitas vezes, nós, mulheres, achamos que damos conta de tudo. Mas aí tem a casa, os filhos, o trabalho. Com nosso planejamento, se fizer bem direitinho, tiver apoio, recurso, vai sair bem feito”, diz.

Com a responsabilidade de desenvolver projetos para solucionar problemas em empresas ou instituições, sem o vínculo da empregabilidade, é preciso desempenhar algum tipo de trabalho para a execução das atividades. Os benefícios recebidos através destas ações vão além da estabilidade financeira.

“Se vou construir a minha carreira, e é onde quero chegar lá na frente, posso desempenhar alguns trabalhos que dão engrandecimento do meu currículo, ciclo de amizades e relacionamentos de trabalho que mais lá na frente podem me trazer outros retornos. Ou seja, desempenhar isso também faz parte desta construção. Me relaciono com as pessoas, desenvolvo até alguns trabalhos voluntários, isso também é trabalho e também me traz outro tipo de rendimento”, explica Marangoni.

Para Maria Tereza, “a importância de empreender ou ter um emprego, é se dedicar ao trabalho para que realmente possa fazer o melhor. É muito importante se aprofundar em algo que goste, para que faça desse estudo na sua vida realmente um diferencial”. Entretanto, a professora diz que as pessoas não são ensinadas a se planejar durante a vida. Sérgio afirma que “a gente deveria aprender a planejar desde muito pequeno”, já na educação infantil.

O profissional dá exemplos que utiliza com os estudantes e em casa com o filho na última edição do programa EJA Pop sobre Empreendedorismo: trabalho x emprego, mediado pelas professoras Maria Tereza e Marjorie Wilt. O bate-papo completo pode ser acessado por meio deste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *