Pele do idoso requer cuidados especiais no inverno

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Viver é um constante “processo de envelhecimento” em que nossas características faciais e corporais se modificam ano após ano. Durante o inverno, pessoas idosas sofrem mais com o ressecamento da pele, mas alguns cuidados podem amenizar o problema.

No dia 29.jun.2020, por meio de transmissão ao vivo no Facebook, a professora do curso de Estética e Cosmética da Uninter Rita de Cassia Alberini ministrou uma palestra com o tema “O cuidado com a pele dos idosos no inverno”. O evento também teve a participação do coordenador do curso de Gerontologia – Cuidado ao Idoso, professor Cristiano Caveião, que interagiu com o público durante a fala da palestrante.

Rita explicou que a pele do idoso requer um cuidado especial no inverno. A pele é o maior órgão do corpo, e ela passa por um envelhecimento que ocorre por diversos fatores: estresse, mudança hormonal, efeito de medicamentos, poluição, e principalmente o efeito dos raios solares. A pele envelhecida tem aspecto enrugado, coloração amarelada e manchas. Os idosos devem tomar um cuidado especial com as lesões, uma vez que sua pele é fina e sensível e fica facilmente marcada por hematomas. Rita reforçou que cada idoso precisa usar um produto de hidratação de acordo com sua necessidade.

“É importante entendermos que não podemos passar qualquer creme na pele dos idosos, cada pele precisa de um produto específico para se hidratar. O correto é consultar um dermatologista”, explica.

No inverno, a diminuição de temperatura aumenta o ressecamento da pele, por isso é necessário ter uma atenção redobrada com a hidratação. À medida em que envelhecemos, nossa pele perde a espessura, pois as células passam a se reproduzir com mais lentidão. “Em uma pele jovem as células levam de 15 a 20 dias para se regenerar. Numa pela idosa as células podem levar até 28 dias para se renovar”, explica Rita.

A especialista também recomendou que a lavagem do rosto do idoso seja feita com sabonete neutro. Logo após, deve-se aplicar o filtro solar, que precisa ser renovado a cada 4 horas. Tomando os cuidados necessários, é possível manter uma pele saudável durante a velhice.

A palestra está disponível na página Uninter Gerontologia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Edu Carvalho/Pexels


1 thought on “Pele do idoso requer cuidados especiais no inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *