O primeiro passo para a inclusão é conhecer as dificuldades

Cachinga, professora Cláudia e alunas de pedagogia

Jacob Cachinga é tutor de Metodologia do Ensino de Educação Física, disciplina do curso de Pedagogia da UNINTER. Bem-humorado e inteligente, partiu de sua terra natal, em Angola, para estudar. No ano passado, recebeu seu diploma de Educação Física e agora está em sua primeira pós-graduação.

Jacob é deficiente visual, enxerga apenas cores fortes se colocadas muito próximas de seu rosto. Ficou assim após contrair Sarampo, doença que, se não tratada, pode danificar a retina.

A professora Cláudia Rosa da Silva, do curso de Pedagogia da UNINTER, organizou uma conversa com Cachinga com o objetivo de colocar as alunas de Pedagogia em contato com o tema da inclusão de pessoas com deficiência.

“Hoje, por meio da lei de inclusão você precisa cada vez mais se preparar para incluir o aluno e não só para integrar. Integrar é apenas receber o estudante aplicando a mesma proposta pedagógica. Já o trabalho de inclusão considera a realização de atividades para que a pessoa com deficiência participe, isso significa fazer adaptações, como disponibilizar um interprete de libras, no caso dos surdos, por exemplo” ressaltou Cláudia.

Para Cachinga, o problema da inclusão está nas pessoas. “É preciso mudar a mentalidade para que a população se acostume com essas situações. Quando se tornar algo normal, ser cego ou cadeirante, conseguiremos incluir verdadeiramente essas pessoas na sociedade” concluiu.

Para Aline Basso, aluna de Pedagogia presente no encontro, “existe uma falta de preparação para que a gente possa se relacionar com essas pessoas de forma adequada. Estar em contato com o Jacob, com a história dele, foi muito importante. Saber as dificuldades que ele tem serve para que possamos melhorar as coisas no futuro”.

O encontro aconteceu no dia 15, no campus Divina, em Curitiba (PR), e faz parte de uma iniciativa que promove a junção das disciplinas de Metodologia do Ensino da Educação Física e Fundamentos da Educação Especial integrando os alunos das modalidades presencial e semipresencial.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *