PEDAGOGIA

Parece brincadeira, mas isto é educação

A infância é considerada por educadores como o período de maior importância no desenvolvimento dos indivíduos. As primeiras experiências de vida criam os vínculos da criança com os pais e fornecem as bases cognitivas para o aprendizado, além de afetarem diretamente no seu desenvolvimento emocional, social e até mesmo físico, definindo o adulto que ela virá a ser.

Pensando nos fatores que afetam o desenvolvimento da criança, o curso de Pedagogia da Uninter realizou no dia 21 de setembro uma palestra para aprimorar o conhecimento e incrementar o portfólio dos alunos sobre o tema “psicomotricidade relacional”, com a palestrante Morgana Golemba. Psicomotricidade relacional é uma prática educativa de valor preventivo e terapêutico, que permite a crianças, adolescentes e adultos expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar, do jogo simbólico.

Na palestra, além de explicar conceitos relacionados ao tema, a palestrante propôs exemplos práticos de atividades, fazendo brincadeiras com instrumentos comuns, como bambolês, abordando uma variedade de estímulos. Estes jogos simbólicos podem ser feitos com simplicidade, trabalhando questões do desenvolvimento psicológico da criança.

A professora Christiane Kaminski, do núcleo de práticas da Uninter, relata como é importante esse tipo de evento para o crescimento dos estudantes: “Nós convidamos normalmente palestrantes para o portfólio visando trazer essa prática para os alunos em busca de um conhecimento diferenciado, e assim olhar as diferentes maneiras que professores fora da Uninter trabalham”, diz Christiane.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo

1 thought on “Parece brincadeira, mas isto é educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *