EDUCAÇÃO FÍSICA

Como promover a prática na educação a distância

A pesquisa empírica consiste no estudo de algo que necessita de uma comprovação prática. Esse tipo de metodologia é de grande eficácia, pois permite ao aluno o exercício das atividades que ele vai encontrar em sua atuação profissional. Para isso existem as aulas de campo, muito utilizadas em cursos como os de Biogeografia e Educação Física da Uninter.

“As aulas de campo, da forma com que são planejadas, configuram a imprescindível relação entre teoria e prática, constituindo a possibilidade de provocar no aluno reflexão e apreensão do saber a partir de suas experiências corporais”, explica o Prof. Dr. Marcos Ruiz da Silva, da Escola Superior de Educação da Uninter.

Mas como é possível realizar esse tipo de atividade quando o curso é a distância? Pensando nisso, os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Uninter proporcionam aos alunos encontros práticos. Tais atividades são ministradas por um tutor graduado em educação física, que de preferência seja credenciado no Conselho Federal de Educação Física (CREF).

Essa iniciativa da instituição em buscar tutores devidamente credenciados é importante, pois garante aos alunos credibilidade nas orientações. Além disso, a Uninter disponibiliza, em todas as fases em que há disciplinas com aulas de campo, um curso de extensão denominado “programa de qualificação de tutores na área de Educação Física”. “Isso acontece porque necessitamos alinhar os discursos administrativos e pedagógicos com os profissionais que atuam nos polos de apoio, os tutores de Educação Física”, explica a professora do curso de educação física, Marina Aggio.

Dentro do curso, as aulas de campo são desenvolvidas em três etapas, sendo necessária a participação dos alunos para que o processo de ensino e aprendizagem se concretize de maneira significativa. Por isso, os alunos devem estar presentes nos polos para receber as orientações iniciais do plano de aula. No dia da aula de campo, os alunos têm a possibilidade de receber orientações do tutor e também de aplicar o seu plano de aula.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *