CULTURA

Zum, zum, zum, a capoeira ensina mais um

A capoeira é uma luta e expressão cultural que nasceu no século 17. Criada por escravos, envolve muita agilidade, força e flexibilidade. Existem três modalidades de capoeira: a Angola, que é a mais antiga, a Regional e a Contemporânea, uma mistura entre as anteriores e que é a única atualmente praticada.

No dia 25 de agosto, a professora do curso de Educação Física da Uninter Katiuscia Mello Figueroa uniu forças com alguns alunos para organizar um evento junto ao Grupo Muzenza de Capoeira, em comemoração dos 40 anos de participação do Mestre Feijão no esporte. Katiuscia participa do grupo há 21 anos, e os alunos que estiveram no encontro também são membros deste grupo.

O evento ocorreu no Memorial de Curitiba e contou com apresentações culturais e troca de graduação dos praticantes que treinam na academia, tanto crianças como adultos. Além dos alunos da Uninter e do grupo Muzenza, vieram convidados de outras cidades e estados, inclusive alguns praticantes portugueses.

Segundo a professora, o evento não serviu somente para que os alunos tivessem contato com essa modalidade de luta brasileira. “Os estudantes desenvolveram diversas atividades, como capacitação para o desenvolvimento do trabalho, pesquisa sobre as práticas corporais envolvidas no evento, apoio na montagem e desmontagem das estruturas necessárias para a realização do evento e atendimento ao público”, afirma.

Na letra da canção de Abadá Capoeira, o “zum zum zum” é o prelúdio do “capoeira mata um”. No evento do Memorial de Curitiba, Uninter e Muzenza mostraram que o zum zum zum da capoeira pode muito mais: pode ser o ritmo que une cultura e aprendizado na luta pela educação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *