EDUCAÇÃO ESPECIAL

Como aprender com nossos irmãos portugueses

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial (MEC/SEESP, 1998), o conceito de escola inclusiva “implica uma nova postura da escola comum, que propõe no projeto político pedagógico, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e na atitude dos educandos, ações que favoreçam a integração social e sua opção por práticas heterogêneas”.

Para entender mais sobre o assunto, as alunas Claúdia Ratz, Ingrid Alana Cruz, Juliane Gorski, Thalita Fant e Vanelise Bueno, do curso presencial de Pedagogia da Uninter realizaram uma entrevista com o renomado professor de Educação da Universidade de Lisboa David Rodrigues. David é professor de Educação Especial e doutorou-se em 1986 na Universidade Técnica de Lisboa, com uma tese sobre crianças com paralisia cerebral.

Como parte de seu projeto integrador, as alunas do curso tinham a tarefa de entrevistar um profissional da área de educação. Assim, aproveitaram a passagem de Rodrigues por Curitiba, que veio à cidade para participar de um círculo de palestras na Universidade Federal no Paraná (UFPR).

Durante a entrevista, David salientou que o maior desafio da educação inclusiva é fazer com que todas as crianças tenham sucesso na escola. “Nós temos escolas que têm sistematicamente educado alguns alunos e têm deixado outros para trás, e há alguns alunos que não conseguem obter sucesso na escola”, explica o professor, que é o organizador de um livro sobre educação inclusiva publicado pela Porto Editora.

Para conferir sua fala na íntegra, acesse o link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *