LITERATURA E ENSINO

Para melhorar o hábito de leitura

Segundo os dados da quarta edição de Retratos de Leitura, realizada pelo Ibope em 2016, o número de leitores do Brasil cresceu nos últimos quatro anos. O crescimento foi de 6%.  Em 2011, metade da população brasileira tinha o hábito da leitura, passando para 56% em 2015. Mas apesar do crescimento, o costume de ler ainda não é uma das atividades preferidas dos brasileiros.

A mesma pesquisa aponta que 54% da população alfabetizada do país não lê romances, contos e poesias por vontade própria. A professora Viviane Schuela da Silva chamou a atenção para as práticas de leitura dos alunos em uma sua oficina durante a Jornada Acadêmica, realizada no dia 8 de fevereiro pela Escola Superior de Educação da Uninter no campus Garcez da instituição, em Curitiba. Levar os professores a refletirem sobre a importância e o nível de leitura dos estudantes é outro ponto destacado pela professora.

A oficina consistiu em exposições de exemplo, debates e atividade de leituras. O objetivo era mostrar como é importante que professores e alunos compreendam seus níveis de leituras e exercitem essa prática. Mas não lemos apenas livros e textos. A professora destaca que somos leitores de mundo. Lemos tudo. Aumentar o nível de leitura traz inúmeros benefícios. Um deles é a escrita. “A prática da leitura ajuda na melhora da escrita. Quem lê bastante tem mais vocabulário”, explica a professora.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *