Para cuidar da saúde da gestante, que tal uma boa massagem?

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Durante o período de gestação, a mulher passa a receber uma série de cuidados especiais para manter sua saúde em dia. É importante que ela evite grandes esforços físicos, não se submeta a altos níveis de estresse e procure ter um maior tempo de repouso. Além desses cuidados, existem tratamentos relaxantes que proporcionam uma gestação mais confortável, como os que envolvem massagens.

No dia 25.jun.2020, a esteticista Suellen Campanhola falou sobre a técnica de massagem Yabá durante a 1ª Jornada de Estética e Cosmética On-line da Uninter. Sullen é a criadora desta técnica, com a qual trabalha há quase uma década.

Yabá é uma palavra da língua tupi que significa fruto da árvore, ou fruto do ventre. A técnica integra os sentidos da mãe e do bebê através de massagem e música. “A massagem Yabá nasceu na minha gravidez, 8 anos atrás, quando senti falta de uma massagem diferenciada, e então criei esse método”, relata Sullen.

É muito importante promover o bem-estar na fase gestacional, pois neste período a gestante fica exposta a alterações hormonais e também emocionais que podem afetar a saúde do feto. Suellen explica que a massagem Yabá oferece um relaxamento que reequilibra os hormônios de bem-estar, que serão passados não somente para a mãe, mas também para o bebê.

A palestra ainda falou sobre o parto humanizado, termo que se refere a uma assistência que é oferecida à gestante e ao recém-nascido, no pré-natal, no parto e no pós-parto. Nessa assistência, a intenção é valorizar as vontades próprias da mãe que está passando pela gestação. “Durante a minha gravidez, eu percebi que estava em uma época em que ainda não se falava em parto humanizado. Poucas pessoas me davam apoio quando eu falava em ter um parto normal e não por cesária”, relata Suellen.

Você pode assistir à palestra na página da 1ª Jornada Científica de Estética e Cosmética On-line, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *