Pandemia tende a aumentar número de microempreendedores

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

Muitos brasileiros sonham em abrir o seu próprio negócio, e o empreendedorismo tem crescido cada vez mais em nosso país. Ainda com as demissões motivadas pela crise atual causada pelo coronavírus, empreender se torna para muitos uma necessidade.

De acordo com dados divulgados pelo Portal Contábeis, por exemplo, o número de pessoas que se tornaram microempreendedoras individuais até o final de maio foi de 10,2 milhões. Por causa da pandemia, a estimativa é de que o número venha a aumentar ainda mais.

Se você já pensou em abrir seu próprio negócio, você provavelmente já se questionou sobre como fazer isso e qual caminho seguir. E é por isso que Valdemiro Kreusch Júnior, que é especialista em negociação pela Universidade de Harvard e Universidade de Michigan, deu dicas essenciais no programa Talento em Foco para que seu negócio saia do papel. E para isso, é preciso começar.

Segundo ele, o ideal não é esperar que tudo esteja alinhado para dar o primeiro passo, pois isso dificilmente vai acontecer. O que você precisa é ter a clareza de qual é o seu objetivo, para que assim você possa começar a trabalhar no seu projeto. No processo, você poderá alinhar e perceber os elementos que faltam, assim como fazemos ao construir um quebra-cabeça. Empreender é um trabalho de aperfeiçoamento constante.

O melhor caminho para potencializar os resultados é conhecer e entender o seu público/cliente para saber qual canal de comunicação utilizar e como se comunicar melhor com ele. Como disse a mentora de capital humano Erika Lotz no programa, perguntar é a chave de tudo, e é o que vai te mostrar quem é o cliente. Afinal, suas preferências podem não ser a dele.

Há algumas diferenças entre empreender no meio digital e no mundo físico, mas para Valdemiro, isso não significa que seja mais fácil. “Talvez seja mais difícil, porque você precisa conhecer muito mais o seu público e você não consegue materializar as coisas com facilidade. Você precisa trabalhar elementos para chamar a atenção, em como irá oferecer o seu serviço. Se você consegue atingir o emocional das pessoas a partir da sua comunicação, consegue as chamar para você”, afirma.

Portanto, é importante manter o foco em sua própria competência, e equilibrar o que você gosta de fazer com a parte do trabalho que muitas vezes é considerada “chata”. Saber se destacar é essencial nesse ambiente que possuí um excesso de conteúdo e informações, assim como lembrar que errar faz parte do processo, mas é algo para você consertar, melhorar e aprender com ele.

“O empreendedorismo não é um ato de abrir uma empresa, e sim um ato diário de doação para o negócio. Você está diariamente pensando em coisas novas, em métodos novos para chamar a atenção. Às vezes, olhar para o mercado não significa olhar para o seu concorrente, mas sim para o mercado de um modo geral”, diz Valdemiro. Por isso, é sempre bom mudar, evoluir e criar novos caminhos.

Além de tudo que foi citado, o programa também falou sobre métricas, engajamento e redes sociais, sendo transmitido no dia 20 de julho no Facebook da Rádio Uninter. Essa edição foi apresentada por Evandro Tosin e mediada por Erika Lotz, e você pode clicar aqui para assistir na íntegra.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Subbu noir/Pexels e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *