Pandemia força consciência para reduzir o impacto ambiental

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

De acordo com dados do Banco Mundial, os seres humanos geram cerca de 3,5 milhões de toneladas de lixo por dia. O tratamento deste imenso volume de material indesejado é um problema social, econômico e ambiental que requer atenção urgente de nossos governantes e da população em geral.

O curso de Gestão ambiental da Uninter realizou um debate transmitido pela página do Facebook da CST Gestão Ambiental Uninter, com o tema “Comportamento sustentável em relação aos resíduos sólidos”, com apresentação dos professores Rodrigo Silva e Ana Zattar. A conversa focou na importância da conscientização e das ações individuais para o enfrentamento do problema.

Rodrigo relata que na casa dele houve um aumento significativo da geração de resíduos durante a pandemia, já que passou a atuar em teletrabalho. “Não consigo reciclar todo o lixo que produzo, mas em compensação estou controlando o gasto de água, de energia elétrica, para amenizar o impacto ambiental”, explica.

Ana enfatiza que sempre teve um laço estreito com as questões ambientais. Ela criou um perfil no Instagram, que se chama Ana Catadora, pelo qual compartilha iniciativas de reciclagem e cuidado com o meio ambiente. O perfil já ultrapassou a marca de 10 mil seguidores, pessoas que enviam perguntas relacionadas ao manejo dos resíduos sólidos e de como podem fazer a reciclagem desse lixo. “Percebo que a grande maioria das pessoas tem a boa vontade de reciclar, reaproveitar os resíduos, porém muitas delas não têm a informação, não tem noção de como fazer esse reaproveitamento”, relata Ana.

Os professores lembraram que a economia da água e da energia elétrica está ligada ao comportamento sustentável. Para reciclar resíduos e economizar recursos naturais, é necessário ter disciplina e estabelecer metas. Sem uma mudança cultural em relação a nossas práticas de consumo, dificilmente encontraremos soluções para o problema do lixo.

Você pode assistir à apresentação na página CST Gestão Ambiental Uninter, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *