Professora faz sucesso nas redes sociais ao compartilhar resoluções sustentáveis

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

A cada dia, consumimos e descartamos mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que no Brasil cerca de 230 mil toneladas de lixo sejam produzidas por dia. Porém, grande parte destes materiais que jogamos fora pode ser reaproveitada.

Os principais responsáveis pela reciclagem no país são os catadores. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 90% do lixo reciclado se deve ao trabalho destes profissionais. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis aponta que existem mais de 800 mil catadores no Brasil.

Quem acompanha as redes sociais pode já ter se deparado com o perfil da Ana Catadora, página idealizada pela professora da Uninter Ana Zattar, com o objetivo de divulgar programas e projetos que trabalham com a reciclagem de resíduos.

A descrição da página no Facebook esclarece seu propósito. “Procuro divulgar e reunir as informações de projetos de reciclagem e reutilização de resíduos nos meus posts, bem como notícias relacionadas com o tema. Eu não recolho os resíduos, apenas distribuo as informações, facilitando o encontro de quem quer doar com quem tem os projetos, afinal #somostodoscatadores!”.

Ana Lúcia é professora dos cursos de bacharelado e de licenciatura de Educação Física, mas também tem sua própria empresa. Ela conta que deu início ao projeto da Ana Catadora em 2018, enquanto realizava um curso de marketing digital para potencializar seu negócio.

Durante o curso o professor pediu para que os alunos aplicassem o que estavam aprendendo imediatamente, mas Ana ficou com medo de aplicar as técnicas nas páginas da empresa e resolveu iniciar um novo perfil. Surgia então a página da Ana Catadora, onde ela poderia reunir todas as informações que já usava para dar aulas nas escolas e em seus projetos de voluntariado.

Logo após a criação do perfil, em setembro de 2018, Ana Lúcia teve um imprevisto: quebrou o pé. Durante o tempo de recuperação, quando teve que ficar sem apoiar o pé no chão, ela pode dedicar-se ao projeto.

“Aproveitei esse momento do ócio e fiz dele criativo. Organizei as informações e fiz as postagens regularmente – distribuindo as informações, facilitando o encontro de quem queria doar com quem tinha algum projeto de reciclagem, reutilização ou economia circular. Eu achava que as pessoas tinham que saber que existe muita coisa sendo feita e que elas poderiam participar de forma efetiva, colaborando para a solução de um grande problema que assola o mundo todo”, relata.

Mas foi no início de 2020 que as redes sociais da Ana Catadora fizeram mais sucesso. Logo no dia 1º de janeiro ela realizou uma postagem que se espalhou como uma “corrente do bem”. A lista com 27 resoluções sustentáveis para o ano novo viralizou na internet e chegou a ser compartilhada por influenciadores digitais, como o ator Sérgio Marone e o jornalista André Trigueiro. Depois disso ela passou de 1.015 para 3.500 mil seguidores no Facebook, e de 697 para 12.000 no Instagram.

Ana Lúcia tem utilizado estas plataformas para compartilhar projetos, mas também para dar dicas de atitudes que podem ser colocadas em prática no dia a dia das pessoas, escolas e condomínios.

Recentemente ela também deu início a um canal no Youtube e tem realizado algumas lives para abordar o tema com seus inscritos. Na última semana, Ana Lúcia destacou o tema sustentabilidade e organização. “A forma como nos organizamos em casa, como cuidamos, o que escolhemos, produtos ou vestimentas e a durabilidade das coisas, tudo está diretamente ligado com o tema”, afirma.

A professora ainda ressalta a importância que a mudança na forma de entender e encarar os resíduos pode ter: “A grande maioria das pessoas gosta de ajudar e se engajar, mas muitas vezes elas apenas não fazem porque não sabem – quando ficam sabendo dos projetos que existem, logo querem aderir. Meu conselho é provar essas mudanças, sentir o gosto de ser parte da solução, tomar as rédeas da situação para si, engajar-se, divulgar coisas boas que as pessoas estão fazendo de forma despretensiosa e acreditar na mudança. Nós nos surpreendemos positivamente com os desdobramentos que acontecem em nossa vida, pois tudo está interligado”.

Para acompanhar as dicas da Ana Catadora, acompanhe no Facebook, Instagram e Youtube.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Ana Lúcia Zattar Coelho


2 thoughts on “Professora faz sucesso nas redes sociais ao compartilhar resoluções sustentáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *