Os impactos ambientas causados pelo homem

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Area de floresta derrubada e queimada e vista na regiao da vicinal do Salomao, no municipio de Apui, Amazonas. Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real.

De acordo com dados divulgados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em abril deste ano, os alertas de desmatamento na Amazônia passaram de 1 mil quilômetros quadrados. Em nota, o Observatório do Clima (rede de organizações e entidades especializada no monitoramento de temas do meio ambiente no Brasil) afirmou que é a primeira vez na história do sistema Deter-B, do Inpe, que os alertas mensais de desmatamento ultrapassam essa marca no mês de abril.

Os dados divulgados em 6 de maio evidenciam a preocupação de instituições quanto à degradação ambiental ocorrida nos últimos anos no país. O assunto, que é de importância global, vem sendo debatido de maneira formal desde 1972, data em que foi organizada a Conferência de Estocolmo, a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente.

Realizada entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia, o evento foi considerado um marco no debate ambiental. 50 anos após o acontecimento, o debate permanece vivo em meio as diversas mudanças climáticas que ocorrem ao redor do mundo.

Na última década, a principal iniciativa ambiental em escala global foi a assinatura do Acordo de Paris, em abril de 2016, por dezenas de países. O documento trata sobre as mudanças climáticas e rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020.

Para a mestre em Gestão Urbana e professora da Uninter Mariana Patrício Richter, podemos achar que as ações que temos atualmente não irão impactar tão seriamente no futuro, mas não é bem assim.

Segundo ela, as nossas ações e as formas de produção utilizadas atualmente impactam na nossa realidade e nosso modo de vida. Desde o descarte inadequado de lixo e o esgotamento do solo até o consumo exagerado de recursos naturais e desmatamento, todas as ações realizadas pelos seres humanos tendem a ter consequências ambientais.

“Nós alteramos a natureza para que ela possa atender as nossas necessidades sociais. Isso pode impactar tudo a nossa volta”, diz.

O impacto vem sendo sentido pela população mundial através das alterações climáticas e desastres ambientais. De acordo com Mariana, as instituições pilares do sistema capitalista tende a minimizar os impactos causados por seu modo de produção a fim de ter lucro.

“O uso abusivo de recursos naturais finitos, o consumo exagerado de recursos e a perda constante de biodiversidade podem levar o planeta a um colapso”, explica.

Para ela, é importante entendermos mais sobre a relação entre o Homem e natureza e promovermos a reflexão sobre o meio ambiente e o aspecto social. “A gente não vive de forma isolada, somos seres sociais. Vivemos nesse modelo de sociedade e utilizamos deste modo de produção. Isso impacta a nossa vida e o ambiente em que vivemos.

O assunto foi tema do programa Estação Sustentável, transmitido pela Rádio Uninter em 16 de maio. Coordenado pelo professor da área do meio ambiente da Uninter, André Pelanda, o programa recebeu Mariana Patrício Richter na busca por ampliar a visão sobre o os impactos que as ações humanas têm sobre o meio ambiente.

Assista ao programa Estação Sustentável no canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Wikimedia Commons e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *