Os cuidados com a pele durante o inverno

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Mesmo ainda faltando mais de um mês para o inverno, as temperaturas já estão caindo em muitos lugares do Brasil.  Com o frio chegando, é necessário voltarmos o nosso cuidado também para a saúde da nossa pele.

Essa é a época ideal para a proliferação de fungos e o aparecimento de uma série de problemas, como dermatites, irritações, coceiras e aumento de sensibilidade. Mas quais seriam as principais medidas para evitar isso? Confira algumas dicas.

Hidratação

Durante as estações mais frias, tomamos menos água e, por isso, nos desidratamos facilmente. O baixo consumo de água pode deixar nossa pele desprotegida. De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, cada faixa etária deve consumir uma quantidade diferente de líquido durante o dia, considerando a relação com o peso corporal.

Jovens de até 17 anos devem consumir em média 40 ml por Kg. Pessoas com idade entre 18 e 55 anos vão consumir cerca de 35 ml por Kg. Indivíduos entre 55 e 65 anos devem beber aproximadamente 30 ml por Kg e os idosos com mais de 65 anos devem consumir 25ml por kg.

A hidratação da pele se torna ainda mais importante quando sabemos que a partir dos 25 anos, toda pessoa começa a perder colágeno, a proteína fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

Segundo a biomédica esteta e professora da Escola de Saúde da Uninter Raphaela Mordaski, a substância está diretamente atrelada com a firmeza da pele, unhas, cabelos, cartilagem e tendões. Em muitos casos, é necessário fazer a reposição do colágeno perdido através do uso de cremes e óleos.

Para que o procedimento possa ser feito da melhor maneira possível, é importante frisar que cada área do corpo necessita de um creme específico. “Deve-se usar um creme pro rosto e outro para o corpo, para estabilizar o PH (acidez) da pele e hidratá-la”, afirma.

Idosos com a pele desidratadas devem usar cremes com maior percentual de gordura em sua composição pois é preciso uma reposição maior de colágeno. Já as crianças devem ter o acompanhamento de um pediatra para utilizarem qualquer tipo de creme. “Cada situação é única, é necessário consultar especialistas”

Cotidiano

Para que os problemas de pele não apareçam, Rafaela apresenta outras dicas para o cuidado da pele no inverno. A profissional indica o uso de tecidos mais leves em casa para que a pele possa respirar e evitar o aparecimento de fungos.

Quanto ao banho, Raphaela explica que o ideal seria tomarmos banho em água morna, mesmo no inverno. Isso porque a água em alta temperatura remove os óleos naturais da pele, dilata os poros e degrada a camada protetora da epiderme, deixando a pele exposta e favorecendo o surgimento de acnes.

Raphaela Mordaski foi a convidada do programa Sua Saúde, transmitido pela Rádio Uninter em 10 de maio. Conduzido pela jornalista Barbara Carvalho, o programa abordou a importância dos cuidados com a pele durante a estação mais fria do ano.

Clique aqui para assistir o programa através do canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *