Como não perder os dentes

Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

O sorriso é a carta de apresentação de todo ser humano, mas algumas de nossas práticas (ou a falta delas) fazem com que danifiquemos a saúde bucal. São vários os fatores relacionados à perda da saúde de nossa dentição. Entre os mais comuns, estão a escovação inadequada durante a vida, fazendo uso de uma escova velha e desgastada e o não uso de fio dental.

Segundo o dentista Edson Higa, a destruição dentaria é gradativa e se inicia já na infância com práticas prejudiciais. Ele explica que, com a falta de cuidados, a quantidade de bactérias na região da boca aumenta, assim como o nível de acidez na região.

A falta de cuidado ao longo da vida pode causar o chamado edentulismo, que caracteriza a perda total ou parcial dos dentes permanentes. “Quando chega na idade idosa, essa dentição já está bastante comprometida”, explica o profissional.

Higa ressalta que, além do atendimento para a prevenção, é necessário investir em políticas públicas que permitam o acesso das pessoas a artigos como pasta dentaria e escova, assim como água potável, boa alimentação e orientação responsável. “Precisamos lutar por essas bases para que as pessoas tenham acesso àquilo que auxilia no cuidado da saúde bucal”, diz.

O acesso dos brasileiros a um atendimento de saúde bucal era extremamente difícil em décadas passadas, tendo como principal tratamento oferecido pela rede pública a extração dentária. Em vista disso, no ano de 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Programa Brasil Sorridente. A iniciativa se constitui em uma série de medidas que buscam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.

De acordo com o Governo Federal, o principal objetivo da iniciativa “é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Além da escovação diária

Outros fatores e práticas também contribuem para a degradação da saúde bucal. O tabagismo, por exemplo, torna o indivíduo mais suscetível a doenças gengivais. No caso da diabetes, a capacidade de cura do corpo é mais lenta, comprometendo a resistência a infecções.

Também podemos citar o bruxismo, uma desordem funcional advinda de estresse que danifica a estrutura dentaria por conta da rigidez promovida pelos maxilares.

Uma alimentação desequilibrada também pode ter consequências na saúde de nossa boca. Isso porque os sucos ácidos do estômago fluem para a boca e dissolvem o esmalte dos dentes ao longo do tempo.

O alerta também é feito quanto ao uso de medicamentos ​​para tratar a pressão alta. Muitos deles podem afetar a saúde bucal, levando ao inchaço da gengiva e o crescimento incorreto de dentes, podendo, assim, ocasionar infecções periodontais graves.

Consequências de uma saúde debilitada

Com a saúde de nossos dentes comprometida, todo o dia a dia se altera. A redução da eficiência da mastigação faz com que se crie uma relação diferente entre indivíduo e alimentação.

Nesses casos, é muito comum a ingestão reduzida de frutas, vegetais e fibras, por causa da dificuldade de mastigação. Também é comum o aumento no consumo de gorduras e carboidratos. Isso aumenta as chances de obesidade, doenças cardiovasculares e distúrbios gastrointestinais.

Para aqueles que não tomam certos cuidados, mas ainda têm a dentição, ainda há jeito. O dentista afirma que é importante procurar um profissional da área, fazer a remoção do tártaro e a higienização correta do local, escovar adequadamente e usar fio dental.

“Isso faz com que possamos retardar o processo de destruição. Ajudaremos a estrutura a se fortalecer para que não haja a entrada de bactérias através da boca e que isso prejudique órgãos como coração, pulmão, rins etc.”, explica.

Para quem já perdeu os dentes e utiliza próteses, é importante manter a prótese em bom estado e bem adaptada. “Não dá para quebrar a prótese, passar uma cola e colocar na boca. É preciso mantê-la em bom estado”, ressalta Higa.

A saúde bucal foi tema do programa Sua Saúde, transmitido pela Rádio Uninter em 31 de maio de 2022. Comandado pela jornalista Barbara Carvalho e pela professora da Escola Superior de Saúde Única da Uninter Maria Carolina Waldrigues, o programa recebeu o dentista Edson Higa para conversar sobre o tema. Assista ao programa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Joseph Shohmelian/Pìxabay e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *