O uso de metodologias ativas na educação em saúde

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Na área da Saúde, ações educativas são essenciais para a promoção do bem-estar coletivo. Um exemplo são as campanhas do Ministério da Saúde, que buscam conscientizar a população por meio de estratégias que aliam educação e saúde. É a forma de fazer uma ponte entre assuntos técnicos com uma roupagem que facilite a compreensão da população leiga. Para 2022, já há nove campanhas disponíveis no site do Ministério da Saúde, na aba campanhas. Mas, para que os resultados sejam efetivos, é preciso a reflexão sobre a melhor forma de dialogar com o público-alvo.

Usar da educação para promover a saúde e tornar um conteúdo muitas vezes denso em algo agradável e interativo exige uma abordagem interativa. Para isso, uma das apostas são as chamadas metodologias ativas, as quais: “nada mais são do que aquilo que coloca em foco o aluno, que se torna o protagonista do seu processo de ensino aprendizagem. Isso não significa que o professor saia de cena, muito pelo contrário: nosso papel passa a ser uma ponte entre o conhecimento e o aluno, um facilitador por meio das metodologias ativas”, explica a mestra em Educação e Novas Tecnologias e tutora de pós-graduação em Saúde da Uninter, Joice Diaz.

As novas metodologias envolvem o uso de uma tecnologia diferenciada e métodos para colocar o aluno para pensar e falar sobre determinados assuntos. Essa é uma forma de acompanhar o novo perfil de aluno, um aluno mais tecnológico, ligado ao celular e com acesso à internet em benefício do conhecimento.

“Nós, pessoas mais velhas – de repente mãe, pai, avô – utilizamos o celular, utilizamos a tecnologia, utilizamos as redes sociais. Por que não trazer isso também para área de educação, não só área de educação que a gente fala de pedagogia, mas também para área da saúde a educação na área da saúde?”, questiona Joice.

As metodologias ativas estão presentes para apoiar os professores nos processos de ensino e aprendizagem e também para as pessoas que trabalham na área. Colocar em foco para pensar e sair da mesmice, convertendo informações técnicas em linguajar simples e conseguir transferir isso sem perder o rigor, de forma que a população e os alunos consigam entender, são as possibilidades de metodologias ativas na área da saúde.

A temática foi exibida no dia 31 de junho de 2022 no programa Diversos da Pós, da Rádio Uninter. Com mediação do professor Willian Sales e participação da professora Joice Diaz, a edição pode ser conferida neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Katerina Holmes/Pexels e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *