Como e quando exportar seu empreendimento

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

Você já parou para pensar de onde vem tudo o que consumimos e utilizamos? Entre alimentos, acessórios e diversos outros produtos, há aqueles disponíveis só no país em que são produzidos. O acesso a estes produtos está vinculado a importações e exportações, que dependem diretamente do comércio exterior e das relações de mercado entre diferentes nações.

A operação internacional não é algo que ocorre do dia para a noite, mas deve ser trabalhada com o passar do tempo, visando alcançar objetivos para sua empresa. “A internacionalização é esse processo que vai levar uma determinada empresa a operar em outros países, a operar em mercados estrangeiros, e existem várias formas dessa empresa atuar no exterior’’, explica o professor e coordenador dos cursos de pós-graduação das áreas de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Uninter, José Benedito Caparros Junior.

Esse processo pode elevar os ganhos de determinada empresa, por exemplo, ao reduzir os riscos da dependência total do mercado interno. Se surtir uma crise, as partes que se encontram no exterior podem ajudar.

O modo mais acessível de iniciar a internacionalização é fazendo exportações, ou seja, vendendo para fora. Para isso ocorrer de uma forma fácil e até mais simples, o indicado é exportar para países com características culturais e econômicas aproximadas à nação de origem.

No caso do Brasil, a proximidade cultural se encontra em países como Argentina ou México, por exemplo. Já nas exportações para o Irã ou Cazaquistão, dependendo do que está sendo exportado, podem haver problemas. Os embaraços seriam por conta de barreiras internacionais como as legislações dos países, as questões logísticas e políticas. Até o idioma pode ser uma questão complexa, pois esse processo não é apenas de produtos, mas também de serviços, em que uma empresa se desloca para outro país e passa a realizar suas atividades naquela região.

Alguns empreendedores têm muitas dificuldades em saber quando devem buscar a internacionalização para suas empresas. A busca pode ser chamada de ponto de internacionalização, que é quando a receita é suficiente para pagar despesas e gerar lucro. As finanças também devem ser capazes de pagar todo o investimento feito naquele negócio. Este é o ponto de equilíbrio.

No processo de internacionalização, não existe uma empresa perfeita ou um perfil ideal. As empresas maiores, no entanto, têm mais facilidade nesse processo do que as microempresas, pois essas vão precisar se dedicar e estudar mais para se prevenir de qualquer risco que possam enfrentar.

Como conduzir um processo de internacionalização?

Em seis passos, Caparros explica como conduzir uma internacionalização da forma correta e evitar problemas.

1.Reflexão estratégica: saiba para qual mercado oferecer seu produto ou serviço. Conheça seus pontos fortes e fracos. Imagine em qual lugar do mundo esse serviço ou produto vai ser bem aceito;

2. Compreender o mercado de atuação: se no país de destino há produtos similares aos do país de origem, é necessário refletir se o bem oferecido pode gerar interesse. Além disso, é preciso entender as leis locais e o funcionamento do mercado em determinada região;

3. Logística: a exportação é o maior exemplo quanto à necessidade de cuidado com atrasos, documentos e forma de transporte. Por isso, é preciso avaliar se o melhor caminho é contratar uma empresa logística ou fazer de maneira independente;

4. Requisitos técnicos: é necessário se preocupar com os padrões de qualidade, selos ou certificações de cada país;

5. Legislação: é importante pensar se o país é próximo da cultura de origem; sendo assim, a legislação pode ser até parecida. É necessário estar atento a possíveis ilegalidades devido à legislação diferente;

6. Como o produto vai ser comercializado no país de destino: trabalhar com parceiros pode ser uma opção, sem esquecer de acompanhar a circulação e a aceitação do produto. Da mesma forma, é interessante monitorar o comportamento do consumidor em relação ao produto exportado.

Modalidades de internacionalização

O processo de internacionalização de bens e serviços possui diferentes modalidades, que são as seguintes:

Exportação: considerada a mais simples, quando o produto existe e passa a ser vendido para o exterior;

Franchising: seriam as franquias, como as redes de fast-food, em que boa parte delas são estrangeiras;

Joint venture: empresas que se juntam em parceria;

Investimento direto: produção direta no país de atuação comercial. Em vez de apenas exportar para lá, o empreendedor tem sua operação completa naquele país.

O professor José Benedito Caparros Junior foi o convidado do programa Negócios e Tendências, da Rádio Uninter, em 27 de maio de 2022. O episódio pode ser conferido na íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *