CONHECIMENTO

O que Matias Diablo tem a nos ensinar?

Foi graças aos ensinamentos filosóficos de um sábio inca, de quem tomou conhecimento no alto de uma montanha em Machu Picchu, no Peru, que o estudante de Filosofia da Uninter Ismael Tavernaro Filho escreveu o livro “O que disse Matias Diablo”. O lançamento da obra ocorreu no último dia 26 de agosto, na Câmara Municipal de Cerqueira Cesar (SP).  A obra foi inspirada por uma viagem pela Cordilheira dos Andes, na costa oeste da América do Sul.

Ismael é aluno do curso de filosofia na modalidade a distância, no polo de apoio presencial da Uninter em Avaré (SP), distante 269 km da capital paulista. O município é vizinho de Cerqueira César, cidade onde o escritor vive e realizou o lançamento da obra. O estudante já está no último ano do curso de Filosofia na modalidade de educação a distância.

A viagem ocorreu em novembro de 2013, quando Ismael realizou uma peregrinação pela montanha de Huyana Picchu, que tem 2.720 metros de altitude, localizada na cidade de Machu Picchu. A montanha fica próxima das ruínas da cidade. Os incas utilizavam o local como templo religioso e posto de vigília.

Segundo Ismael, não seria interessante guardar apenas para si tudo o que aprendeu durante sua viagem, por isso ele decidiu escrever e contar sua história para o mundo.  Foi a primeira vez em que Ismael saiu do Brasil. Lá ele encontrou um tesouro: o diário de um homem chamado Matias Diablo – acredita-se que esse sábio tenha vivido na idade média.

O autor da obra comenta que sempre foi uma pessoa questionadora. “A filosofia serve para questionar a vida, e na viagem encontrei respostas, uma nova forma de enxergar, principalmente a mim mesmo, uma autoanálise”, explica. Ismael não parou por aí e hoje já está na produção de seu segundo livro. “É uma honra muito grande ter um de nossos discentes como escritor de obras literárias”, enfatiza José Juber, gestor de polo de Avaré.

O livro poderá ser adquirido pela editora Chiado Books: O que disse Matias Diablo.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e Arquivo PAP Avaré

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *