ENSINO SUPERIOR

O desafio de combater a evasão

Interdisciplinaridade, palavra bastante usada no campo da educação, significa criar um espaço de contato entre duas ou mais disciplinas. No que se refere ao ensino, nem tudo está diretamente conectado, mas em qualquer curso existem matérias e assuntos distintos que se complementam e ajudam a entender o todo, e por isso podem ser relacionados.

As práticas formativas interdisciplinares são estratégias pedagógicas modernas que buscam aprimorar a formação do aluno. São formas de unir a teoria à prática e assim permitir a aplicação dos conteúdos de forma conjunta. Na Uninter, é possível entender essas práticas através do Projeto Laboratorial (PL), que é desenvolvido ao longo de cada quadrimestre e utiliza os conhecimentos das quatro disciplinas abordadas dentro da Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) do período.

O assunto gerou interesse no professor-doutor Luís Fernando Lopes, coordenador do curso de Filosofia, que durante a 24ª edição do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância apresentou o trabalho intitulado “Práticas formativas interdisciplinares: Pertencimento e permanência na Educação Superior a Distância”. O evento aconteceu entre os dias 3 e 07 de outubro, em Florianópolis (SC).

O trabalho é focado no processo de aprendizagem dos alunos de cursos de formação pedagógica, e contou com a colaboração dos professores Gisele do Rocio Cordeiro, coordenadora do curso de Pedagogia da Uninter, e Edison Neres Barbosa, que esteve na gestão do projeto de práticas formativas interdisciplinares para as licenciaturas da Escola Superior de Educação. Para Luís Fernando, o recurso das práticas “permite conhecer outros conteúdos e perspectivas, bem como práticas diferenciadas, uma vez que são desenvolvidas numa perspectiva interdisciplinar”, salienta.

O artigo argumenta que “a proposta de oferecer atividades que integram teoria e prática, e permitem aos alunos dos cursos de formação de professores EAD aprender com a aplicação dos conteúdos estudados, apresenta-se como inovação que colabora para o desenvolvimento profissional docente, bem como para desenvolver o sentimento de pertencimento com vistas à permanência do estudante no curso.”

Entre as 51 práticas ofertadas, o professor destaca algumas das temáticas trabalhadas com mais de 5 mil alunos de nove cursos de licenciatura da Uninter. São elas: Mapas Conceituais como recurso didático para compreensão de conteúdos; A relação da Música com a Matemática no ensino fundamental; Interpretação e resolução prática de situações-problema no ensino fundamental.

Para os professores, essas práticas se tornam fundamentais para que o aluno se identifique com a futura profissão e aplique os conhecimentos adquiridos durante o curso. Além disso, proporcionam a oportunidade de se fazer parte de um trabalho prático, o que colabora para que esses estudantes permaneçam focados e concluam seus cursos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *