MESTRADO

A robótica como ferramenta para aprender

Muito se fala sobre o futuro ser automatizado, informatizado e robotizado. Também há teóricos que discutem sobre a melhoria na aprendizagem através do ensino da robótica nas escolas. Por isso, é necessário pesquisar em quais áreas esse tipo de tecnologia pode mostrar resultados significativos.

Para descobrir como a aprendizagem da robótica impacta o aprendizado dos alunos de ensino médio em Porto União (SC), o mestrando do programa de Educação e Novas Tecnologias da Uninter Luiz Roberto Cuch realizou uma pesquisa relacionada ao tema, um estudo sobre a atenção concentrada no aprendizado da robótica.

Durante a defesa de sua dissertação, no dia 14 de setembro, Luiz apresentou os resultados de sua avaliação sobre a diferença na atenção dos alunos, antes e depois das aulas de robótica, por meio do teste D2, também usado nas provas para habilitação do Detran. A pesquisa surgiu de um projeto aplicado na própria escola onde Luiz leciona.

Com os resultados dentro do esperado, o mestrando pretende continuar com a pesquisa, levando o tema para o doutorado. Ele comentou ainda o fato de haver poucas pessoas pesquisando na mesma área, o que o motiva ainda mais.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Korber - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *