O contraste do mundo tecnológico com as salas de aula

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

Com a evolução da tecnologia, smartphones, computadores, tablets cada vez mais completos, a discussão de tecnologia na sala de aula era uma questão sempre presente. Após o ano de 2020, porém, as medidas restritivas que foram adotadas a fim de evitar o contágio da Covid-19, resultaram no fechamento de escolas e mostraram a dificuldade no acesso à tecnologia tanto para estudantes quanto para professores.

Pensar as aulas se tornou um desafio ainda maior, visto que não havia acesso a tecnologias, treinamento de uso, recursos financeiros e apoio psicológico. E toda a dificuldade foi agravada pelo período pandêmico. É isso o que analisa o artigo ‘’Tecnologias Digitais e Covid-19 – Relatos docentes em uma escola de ensino fundamental’’ produzido pelo estudante de Pedagogia da Uninter Homailson Lopes Passos e Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

‘’Neste trabalho buscamos responder, através de um estudo de caso específico, à seguinte questão ‘Quais as implicações resultantes da experiência docente com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), no contexto da pandemia de Covid-19?’. Para isso, foi construído e aplicado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, através da ferramenta Google Forms’’, explicam Homailson e Marco Aurélio.

O artigo foi publicado na Revista Edutec – Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  Os autores apontam as dificuldades de professores no período pandêmico na cidade de Lorena, em São Paulo. Para o artigo foram entrevistados 20 professores do ensino fundamental 1 e 2.

A pesquisa mostra gráficos e relatos que ressaltam o esforço de professores para manter o ensino. ‘’Através dos resultados obtidos concluímos que, no contexto da pandemia de Covid-19, esses profissionais enfrentaram desafios pedagógicos, financeiros e psicológicos.  Venceram os obstáculos por esforço quase que exclusivamente próprio, pois muitas das vezes se viram sós, em situações adversas do trabalho. Além disso, percebemos que quando se trata do uso das TDIC no ambiente escolar, há problemas graves na formação dos professores e nos recursos das instituições educacionais, principalmente, por falta de investimento e criação de políticas públicas efetivas’’, finalizam os autores.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Katerina Holmes/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *