Monitoria faz professores e estudantes caminharem juntos

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

O aprendizado de um estudante na graduação pode dar-se em várias vertentes. Cabe à instituição explorar o melhor de cada um, e a proximidade entre professor e aluno facilita esse processo de entendimento. Nesse contexto, o trabalho de monitoria é de fundamental importância.

Constituída pelos cursos de Letras e História, a área de Linguagens e Sociedade da Uninter possui dois programas de monitoria. No trabalho de monitoria de Língua Portuguesa, alunos monitores aprovados por meio de edital têm a função de atender tutorias e promover fóruns de discussão na disciplina de LP de toda a Escola Superior de Educação (ESE). Neste, além de auxiliarem outros alunos, os monitores também tiram suas dúvidas sobre a Língua Portuguesa em mais variados contextos.

O segundo é o Programa de Monitoria do Estágio de Iniciação Científica, no qual estudantes (também aprovados em edital) têm função de auxiliar os professores e colegas em reuniões promovidas semanalmente para o debate de artigos científicos e manejo de ferramentas digitais colaborativas. Assim, busca-se promover a atuação de alunos e professores juntos, estimulando a docência e a carreira profissional.

A professora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras, Crisbelli Domingos, destaca a importância do trabalho de monitoria para a autonomia do estudante. ‘’A principal característica do Programa de Monitoria junto ao Estágio de Iniciação Científica da área de Linguagens e Sociedade é a de ser o espaço de encontro, aproximação e interação entre discentes e docentes, a partir de um formato virtual colaborativo que estimula o protagonismo dos estudantes durante as reuniões’’.

Protagonismo que auxilia o aluno tanto na vida pessoal quanto profissional. Theodoro Cardoso de Almeida, é bacharel em Letras e faz parte do grupo de monitores. Para ele o trabalha na monitoria colabora para sua graduação. ‘’A monitoria me possibilita a prática do ensino, com a troca de ideias com outros alunos, o que é muito rico para o meu conhecimento e desenvolvimento como profissional’’. Além disso, é um importante auxílio financeiro também. ‘’É um incentivo em função de haver desconto nas mensalidades, é uma grande ajuda’’, ressalta.

Atualmente, a monitoria é composta por seis estudantes e os professores responsáveis: Crisbelli Domingos, Cleber Cabral, responsáveis pelos dois programas e os professores Mariana Bonat Trevisan e Eduardo Santana Valli no Programa de Monitoria do Estágio de Iniciação Científica.

Crisbelli destaca também o envolvimento dos estudantes durante os programas no último ano. ”Conseguimos estimular um engajamento expressivo na comparação com os anos anteriores, na comunidade de estudantes da Escola Superior de Educação. Essa abordagem colaborativa se desdobrou quando tivemos a ideia de usar exemplos reais, de situações comunicativas cotidianas concretas, nos debates dos fóruns de discussão propostos durante este ano. Ao nosso ver esse trabalho descortinou, aos milhares de estudantes da ESE, que o mito de que se comunicar “bem” em Língua Portuguesa não se sustenta somente do ponto de vista gramatical’’, finaliza a professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *