Novembro Azul inclui cuidados com alimentação na prevenção do câncer

Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo

Todo mês de novembro é muito comum vermos bigodes e laços azuis em diversas partes da cidade. Apesar de ter nascido na Austrália em 1999, o movimento Novembro Azul só desembarcou no Brasil em 2008, graças a uma parceria do Instituto Lado a Lado Pela Vida com a Sociedade Brasileira de Urologia.

De lá para cá, o cenário da saúde masculina mudou bastante, mas ainda preocupa. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 65.840 novos casos de câncer de próstata são estimados a cada ano entre 2020 e 2022.

Pensando em ampliar ainda mais esse debate, a Fraternidade Feminina Bete Sita, vinculada à Loja Maçônica Universitária 18 de Março, realizou em parceria com a Fundação Wilson Picler a campanha solidária Multiplicação: Elas cuidando da saúde deles.

Lançada no dia 6 de novembro de 2021, a ação tem por finalidade arrecadar doações que serão inteiramente destinadas ao Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba (PR), referência no tratamento de diferentes tipos de câncer. Você pode fazer a sua doação pelo PIX [email protected].

Na intenção de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados constantes, até os alimentos entraram na onda. No dia do evento de lançamento da campanha, o coordenador dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Uninter, Alisson David Silva, foi desafiado a construir um cardápio que tivesse relação com o Novembro Azul.

Com auxílio dos tutores dos respectivos cursos, ele entregou um cheesecake com frutas vermelhas, um sanduíche e um suco natural. Essa seleção se deu por um grande motivo: a presença de fitoquímicos nos itens escolhidos.

Fitoquímicos são as substâncias que dão cor aos alimentos, a qual auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Além disso, possuem uma função antioxidante, o que significa que existem substâncias que protegem as células e o material genético da oxidação. Este processo, por sua vez, ocorre naturalmente no corpo por conta da emissão de radicais livres, os quais contribuem para o surgimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, por exemplo.

Analisando o menu proposto pelo professor, as frutas vermelhas do cheesecake e o tomate utilizado no sanduíche apresentam, entre outros itens, o fitoquímico licopeno, um forte aliado na prevenção do câncer, inclusive no de próstata. Já o suco de uva contém resveratrol, outro antioxidante bom para o coração e muito útil para uma pessoa cancerosa. A equipe também fez questão de incrementar a degustação com ricota temperada com azeite de oliva. Este último, inclusive, tem a gordura boa, que auxilia no processo inflamatório.

Por mais que os benefícios sejam comprovados, Alisson faz um alerta. “O primeiro ponto é que não tem nenhum alimento que seja possível curar o câncer. Na nutrição, a gente trabalha muito com prevenção. E foi nisso que pensamos: montar um cardápio simples, que fosse fácil de preparar e de fácil distribuição”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *