No auge da pandemia que enobrece a gestão da saúde pública, curso da Uninter recebe nota máxima

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

A pandemia de coronavírus pôs à prova o sistema público de saúde no Brasil. Bons gestores de instituições públicas e privada têm feito a diferença nesse momento crítico para todo o país. Portanto, formar bons profissionais nesta área pode se tornar uma questão de vida ou morte para muita gente.

Neste momento crucial para a vida nacional, o MEC  publicou a nota do curso de Gestão de Saúde Pública da UninterA avaliação do ministério foi realizada em maio de 2019, mas só agora, em abril de 2020, foi divulgada oficialmente a nota do curso, que recebeu conceito 5, pontuação máxima. A coordenadora do curso, Ivana Maria Saes Busato, trabalhou durante mais de 30 anos na área de saúde pública em Curitiba (PR) e comanda o curso desde o seu lançamento, em 2016.

“O curso é novo e focado em uma área específica: a gestão em saúde pública. Ou seja: não havia um perfil de egressos já determinado, como você tem em cursos mais consolidados como Direito e Administração, por exemplo. Nossa principal preocupação durante a avaliação do MEC era fazer com que os avaliadores entendessem de que forma esse curso foi desenvolvido e ressaltar a sua importância para todo o Brasil”, comenta. Ela ressalta que o reconhecimento não foi um processo simples.

“O MEC passou três dias em visita para avaliação do curso. Fizeram a avaliação documental, conversaram com alunos da região de Curitiba e fizeram videoconferência para conversar com alunos de outras cidades. Conversaram com todos os professores, sempre buscando entender se o que estava nos documentos, no projeto pedagógico, se aplicava na vida prática. O processo de avaliação é bem estressante. Uma semana depois, saiu um relatório dos avaliadores que já confirmava a nota 5 no ICG, mas o reconhecimento público só aconteceu agora”, relata Ivana.

O profissional de Gestão de Saúde Pública é, antes de tudo, um administrador. Ele administra os recursos utilizados para o bom funcionamento de uma instituição de saúde, seja pública ou privada.

“Temos disciplinas da área de administração, como contabilidade, matemática financeira e outras habilidades necessárias à gestão dentro do SUS. Depois de formado, o aluno pode ser reconhecido como administrador pelo Conselho Regional de Administração (CRA), mas também tem o conhecimento de toda a regulamentação e como deve funcionar a política de saúde no Brasil. Ele alinha esses dois campos de conhecimento”, explica Ivana.

Segundo a professora, essa formação profissional contribui, ainda, como garantidora de um princípio constitucional. “Em nossa Constituição, a saúde pública é municipalizada, ou seja, cada um dos mais de cinco mil municípios do Brasil deve ter profissionais capacitados para administrar a saúde pública de sua localidade”.

A Uninter foi a primeira instituição de ensino superior a desenvolver um curso tecnólogo focado em Gestão de Saúde Pública e a nota máxima do MEC apenas reforça um trabalho que vem sendo realizado desde 2016. “Só existem três cursos de Gestão em Saúde Pública no Brasil e o nosso foi o pioneiro. Os outros dois cursos vieram depois, em 2018 e 2019. Somos o único curso tecnólogo em Gestão de Saúde Pública no Brasil reconhecido pelo MEC com a nota máxima do IGC”, salienta.

Por causa da pandemia de Covid-19, a saúde pública ganhou mais espaço nas discussões da sociedade. Isso refletiu diretamente no curso de Gestão de Saúde Pública. “Nossos alunos estão bastante estimulados, pois estão vendo a importância do curso que estão fazendo. Estamos tendo um bom número de alunos novos. As atividades se mantiveram normalmente e não tivemos nenhum problema, inclusive estamos proporcionando aos alunos estudos de caso que abordam a problemática vivida atualmente”, pontua.

São necessários gestores de saúde pública para lidar com a pandemia. Um bom gestor pode proporcionar melhor atendimento às pessoas e, consequentemente, a preservação de vidas. “Acho que nunca na história do Sistema Único de Saúde se mostrou o quanto é importante termos gestores de saúde pública comprometidos com as pessoas, com a organização de um sistema que pode salvar vidas. Nesse momento, as pessoas compreenderam o quanto um bom gestor em saúde pública pode transformar a vida das pessoas”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


3 thoughts on “No auge da pandemia que enobrece a gestão da saúde pública, curso da Uninter recebe nota máxima

  1. Tenho a pós de saúde pública e tenho interesse em nesse curso! Aguardo o contato
    Sou cirurgiã dentista e trabalho na saúde pública há 35 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *