INTERNACIONALIZAÇÃO

Na Espanha, um intercâmbio para jamais esquecer

Cidade natal do famoso pintor Pablo Picasso, Málaga está localizada no extremo-Sul da Espanha. Fundada no século 8 a.C, tem cerda de 600 mil habitantes e agora também está sendo a casa de Eduardo Silva, aluno de Tecnologia de Gestão em Saúde Pública da Uninter na modalidade a distância.

Eduardo recebeu no dia 7 de julho de 2017 a confirmação de que havia sido contemplado com uma bolsa de estudos através do programa de Bolsas Ibero-Americanas, uma parceria do Grupo Uninter com o banco Santander, para levar estudantes brasileiros à Universidade de Málaga, uma instituição de ensino superior muito bem conceituada na Europa, e que recebe estudantes do mundo todo.

O estudante conta que ficou muito feliz, pois não imaginava chegar tão longe e que a ajuda e a atenção dos profissionais do setor de Internacionalização-Intercâmbio, vinculado à Reitoria da Uninter, foi essencial para esse processo. “Desde o início, quando me inscrevi no processo seletivo, os profissionais da Uninter me ajudaram a sanar dúvidas por e-mail e telefone. Sempre fui tratado com atenção e agilidade nos processos”, conta.

A partir da Espanha ele teve a oportunidade de conhecer outros locais, como a cidade de Bruxelas, na Bélgica, e também o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e a Casa da História Europeia, através das visitas técnicas da universidade.

Faltam dois meses para o intercâmbio de Eduardo acabar. Além do enriquecimento cultural e intelectual, ele irá voltar para casa com amigos de vários países. “Todos os alunos de graduação deveriam ter a oportunidade de vivenciar a experiência de um intercâmbio”, diz.

O que diz Eduardo

“Quando cheguei em Málaga, não falava espanhol, apesar de ter conhecimentos básicos do idioma. Enfrentei algumas dificuldades na compreensão, pois além da população local falar muito rápido, eles ‘encurtam’ as palavras e isso no início foi muito confuso, mas aos poucos fui me acostumando, e claro, estudando diariamente o idioma e expressões locais para me comunicar melhor.

A cidade é ótima. Existem muitas oportunidades para aprender ou melhorar o idioma espanhol. É muito comum aqui as pessoas marcarem encontros em alguma cafeteria via Facebook para fazer intercâmbio de idiomas. Através desses encontros informais é possível aprender qualquer idioma, por isso é muito comum os estudantes universitários falarem dois ou três idiomas fluentemente.

Umas das grandes lições que aprendi aqui foi que o medo e a vergonha nos impedem de progredir. Quando cheguei não conhecia nada, ninguém. Demorei sete dias para encontrar um lugar fixo para morar. Fui me ‘virando’ e o que conquistei até agora no quesito intelectual e cultural, não tem preço!

A saudade da família e amigos que estão no Brasil é muito grande, mas agradeço muito a eles pelo apoio. Em especial a minha mãe Zilda, e meu pai José que foram pessoas mais que especiais nesse processo.

Seria ótimo saber que, alguém futuramente ao ler essa minha história possa se sentir inspirado em fazer um intercâmbio como esse. Asseguro que não irá se arrepender!”

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

2 thoughts on “Na Espanha, um intercâmbio para jamais esquecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *