INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Uninter Notícias torna-se um site inclusivo para todos

A informação tornou-se hoje um dos maiores patrimônios de pessoas, governos e empresas. Quem detém informação detém conhecimento e, consequentemente, abre vantagem nas relações sociais e de negócios. A informação contém valor, pois está integrada com os processos, pessoas e tecnologias. O acesso à informação é um direito fundamental de todo cidadão, previsto no artigo 5º da Constituição Federal de 1988.

O acesso a informações de qualidade não pode fazer distinção de raça, credo ou classe social. Pensando nesse princípio de acessibilidade para todos, o Uninter Notícias inovou e construiu o seu site de forma a tornar-se completamente inclusivo. Além dos tradicionais textos com imagens que estão no site desde sua crianção, em 2012, as matérias em vídeo passaram a contar com tradução em Libras para os deficientes auditivos e matérias em áudio para aqueles com deficiência visual.

A tradução em Libras fica a cargo dos profissionais do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter, que conta com 14 tradutores e intérpretes de Libras capacitados. Já as matérias em áudio ficam por conta dos próprios estagiários do Uninter Notícias, que interpretam os textos e fazem a conversão para o formato adequado para aqueles que necessitam.

Para a coordenadora do SIANEE, Leomar Marchesini Zuravski, a inclusão, não somente física, mas também comunicacional, está fazendo a diferença nos dias atuais. “Nós realmente temos que fazer a promoção da acessibilidade e essa acessibilidade não é só física e arquitetônica como à primeira vista parece. O grande trunfo é a acessibilidade comunicacional, significa que toda a nossa comunicação escrita ou falada ela deve compreendida e acessível as pessoas de todas as diversidades”, diz a coordenadora.

Contexto histórico

Parece absurdo pensar que pessoas podem ser excluídas da sociedade devido a alguma característica física única que possa possuir. Os motivos para uma pessoa ser excluída socialmente são vários, e os portadores de deficiências física e intelectuais são um dos mais afetados. A inclusão social vem ganhando força nos últimos anos, a fim de mudar essa história e tornar possível a construção de uma sociedade igualitária.

Em 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto criando o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), pois foi nessa época começou-se a perceber que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que os demais. Em 2015 foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

No Brasil existem algumas políticas de inclusão que buscam colocar os deficientes em meio aos serviços prestados para toda a população. O esporte é um deles, basta ver o ótimo desempenho dos atletas brasileiros em paraolimpíadas. Nas empresas, existe a obrigatoriedade na contratação de pessoas com deficiência. De acordo com a Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91), empresas com mais de 100 empregados devem preencher seu quadro de funcionários com uma parcela que se dirija aos deficientes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Barbara Carvalho - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *