Mestrado propõe o uso de horas-atividade para a formação continuada de professores

Alysson Moura – Estudante de Jornalismo

Projeto de mestrado do professor Marcos Fracaro propõe a inclusão tecnológica dos professores pedagogos da rede estadual de ensino médio durante as horas-atividade. O objetivo é promover a reflexão e a formação do docente, de modo a contribuir para que a atuação seja pautada por ações de orientação e de qualificação dos processos pedagógicos durante a hora-atividade concentrada.

O trabalho propôs a formação continuada online aos professores do ensino médio das três escolas estaduais de Quatro Barras (PR). Foi nesses estabelecimentos que Fracaro fez sua pesquisa de campo para a dissertação apresentada ao programa de Mestrado Profissional de Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter.

Segundo Fracaro, a formação online durante a hora-atividade concentrada servirá como um estudo a mais para aprofundar o conhecimento do professor pedagogo. Além disso, pelo fato de o material ser exibido inteiramente online, o docente tem como utilizar a plataforma para outras pesquisas relacionadas ao assunto em que está trabalhando.

A hora-atividade é uma conquista dos professores da rede estadual do ensino no Paraná. Esse período serve para os professores prepararem os materiais que serão expostos em sala, os conteúdos apresentados para os alunos e outras atividades complementares relacionadas ao ensino. Além, é claro, de ser um tempo para os professores aprimorarem os conhecimentos.

O professor explica que o tema de pesquisa surgiu da necessidade de esclarecimento sobre a prática pedagógica, principalmente quanto à formação do professor pedagogo para atuar na hora-atividade concentrada como momento de formação continuada dos docentes. Segundo ele, constantemente esse profissional assume vários papéis na escola pública, o que tem contribuído para o afastamento de sua real função.

Por ter atuado em dois colégios estaduais na função de diretor e diretor auxiliar, Fracaro vivenciou as dificuldades encontradas para os profissionais e o que poderia ser feito pela melhoria. “Antes mesmo de assumir as funções administrativas, enquanto professor na disciplina de Educação Física, observei a dificuldade de interação entre o professor pedagogo e os demais professores em suas áreas específicas, na participação em formação”, diz.

O objetivo do projeto é a inclusão digital dos professores, mas também é preciso que o governo destine mais recursos digitais para essa finalidade.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *