Maior favela do país, Rocinha ganha centro universitário referência em educação a distância

Autor: Assessoria

Os moradores da maior favela do país, a Rocinha, no Rio de Janeiro, vão contar com uma nova opção de ensino. O Centro Universitário Internacional Uninter, considerado o maior e com a melhor educação a distância (EAD) do Brasil, inaugura nesta quinta-feira (12.03.2020) um polo de apoio presencial com oferta de mais de 108 cursos de graduação e 80 de pós-graduação.

“Estamos na favela mais populosa do Rio de Janeiro e do país. Queremos levar educação para jovens e famílias locais que necessitam disso. A modalidade a distância se encaixa nas necessidades dos moradores, que dispõem de pouco tempo para estudar e baixo orçamento para investir em formação”, explica a gestora do polo, Heloísa Barros.

Os alunos podem estudar em casa ou usar a infraestrutura do polo, que tem três salas de aula equipadas com TV e computadores, biblioteca, sala de informática com seis computadores e laboratório para aulas práticas. Os ambientes são climatizados e organizados em dois andares, totalizando 202 metros quadrados.

A assistente administrativa Ivone Barros, de 34 anos, viu o sonho de realizar um curso superior se tornar realidade com a abertura do polo. “Não pensei duas vezes e já me matriculei. Estou achando tudo maravilhoso, porque consigo conciliar o curso e o trabalho na minha rotina. Estudo no horário que tenho disponível, seja onde eu estiver”, diz. Com a formação em Gestão de Recursos Humanos, busca adquirir novas habilidades e, no futuro, uma promoção.

Já Paulo Barbosa, de 30 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e iniciou a pós-graduação em Direito Penal e Criminologia na Uninter em fevereiro. “Fazer a minha pós aqui na favela me motiva ainda mais, é um orgulho ter esse polo na Rocinha. Os professores são excelentes e acredito que vai facilitar bastante para as pessoas da comunidade que trabalham e querem retomar os estudos”, diz.

A Rocinha tem uma população estimada em 150 mil habitantes e, caso fosse uma cidade, seria maior do que 92% dos municípios brasileiros (Exame, 2013). “Nós vemos um misto de potências e carências. Por um lado, a comunidade é uma impulsionadora econômica, social e cultural por meio de eventos, turismo e eventos. Por outro, jovens e adultos buscam se inserir no mercado de trabalho para melhorar sua vida e de sua família. Viemos ajudar nesse sentido”, diz a gestora.

O polo Uninter fica na Estrada da Gávea, 559.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC.  O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade.

Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse  uninter.com

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Rocinha


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *