Livro traz vivências e barreiras enfrentadas pelas mulheres na capoeira

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Em busca de um espaço mais respeitoso para as mulheres na capoeira, a professora de Educação Física da Uninter, Katiuscia Figuerôa, lança o livro Mulher na Capoeira: produção de saberes, identidade e representatividade, nos próximos dias 7 e 8.ago.2021. Junto a mais de 50 coautoras, serão lançados dois volumes da obra em evento on-line e gratuito a ser transmitido por meio do canal Mulher na Capoeira.

Katiuscia, que na capoeira é conhecida pelo apelido de Katy, iniciou treinos oficiais em 1997, mas já brincava de gingar desde pequena. A profissional possui uma academia de capoeira com o marido, Emerson Figuerôa, o Mestre Feijão, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba (PR), que está em funcionamento há quase 30 anos. O casal também já morou na Espanha por sete anos, com atuação em academias, escolas e secretarias de esporte e lazer.

Na área acadêmica, a docente diz que a capoeira já foi tema da monografia na graduação de Educação Física, realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2003. E da tese de doutorado que defendeu na Espanha, em 2010, pela Universidad de Léon.

A motivação para escrever um livro voltado para as mulheres partiu da percepção de barreiras e dificuldades que enfrentam. Katiuscia conta que durante a pandemia as conversas entre os coletivos femininos de capoeira se intensificaram e isso a instigou. Levou cerca de um ano para a construção da obra, que é lançada com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, a partir de edital da Lei de Incentivo à Cultura.

“Eu e as demais coautoras estamos muito ansiosas, pois nosso objetivo é de que a mensagem que tentamos transmitir com os livros chegue a muitos grupos, capoeiristas e a todos que se interessarem pela temática. No livro, contamos nossas histórias e vivências, denunciamos problemas enfrentados pelas mulheres para fazer parte do mundo da capoeira e tentamos contribuir para a construção de um espaço mais respeitoso”, afirma.

A ideia é apresentar uma abordagem tanto do saber científico quanto do saber popular, “que se complementam e têm igual importância”. Foram convidadas para participar da obra, mulheres da área acadêmica e com formação na cultura popular, pertencentes aos coletivos Mulher Capoeira; A Voz da Mulher; Dona Maria, como vai você?; e Mulheres da Garoa. Além de “convites pontuais direcionados a outras mulheres fortes e reconhecidas por suas ideias e práticas na grande roda da capoeira e da vida”.

Katiuscia diz que, na obra, faz um estudo comparativo a um artigo que publicou em 2014, intitulado Impressões femininas sobre a presença da mulher na capoeira. “Está sendo maravilhoso ter o contato com tantas mulheres incríveis contando um pouco de suas histórias e do que viveram. Estamos nos empoderando a partir da escrita e, ao mesmo tempo, estamos contribuindo para a construção da história da mulher na capoeira. Costumo dizer que estamos devolvendo à capoeira um pouco do que ela já fez por nós”, salienta.

Além de oficinas práticas, o evento conta com a participação da professora doutora Rosângela Costa Araújo, a Mestra Janja na capoeira, pesquisadora do departamento de estudos de gênero e feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A palestra da especialista ocorre no dia 7.ago.2021, às 15h, acerca do tema Ser mulher: desafios na sociedade e na capoeira. Na mesma data, às 19h, acontece a mesa de lançamento, com uma autora de cada capítulo do livro.

A professora Katiuscia explica que uma pequena quantidade dos volumes foi impressa, para envio a bibliotecas públicas de Curitiba e sorteios no lançamento. No entanto, os livros ficam disponíveis para livre acesso a partir do próximo dia 07, no site da Editora Dialética e Realidade, em formato digital. Interessados em participar do evento, podem se inscrever através deste link e garantir uma certificação de 12 horas, mediante a preenchimento de listas de presença durante as lives.

Confira a programação completa do lançamento:

Sábado, 7.ago.2021

9h30-10h20: Possibilidades de jogo a partir de movimentação da ginga (Profa. Kaká)

10h40-11h30: Frevo, o filho da Capoeira (Mestra Áurea)

14h-14h50: Capoterapia (Profa. Sheirosa)

15h-16h30: Palestra – Ser mulher: desafios na sociedade e na Capoeira (Mestra Janja)

19h-21h30: Mesa de lançamento do livro Mulher na Capoeira: produção de saberes, identidade e representatividade – Volumes 1 e 2

Domingo, 8.ago.2021

9h30-10h20: Jongo: história e ancestralidade (Contramestra Lissandra e Profa. Goiaba)

10h40-11h30: Maculelê, virou dança para não morrer (Profa. Katy)

14h-14h50: Capoeira e funcionalidade corporal (Profa. Yroshima)

15h10-16h: Capoeira e ludicidade (Profa. Tica e Profa. Katy)

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *