O cinema inspira roteiros para viagens inesquecíveis

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Filmes têm o poder de nos levar para todos os cantos do mundo por meio da imaginação, e muitas vezes despertam a vontade de literalmente sair do sofá e cair na estrada. Muitos lugares se tornam mundialmente conhecidos por causa de produções da tela que inspiram turistas a planejar suas férias dos sonhos. Belezas arquitetônicas, paisagens paradisíacas ou até mesmo um simples café, como o que serviu de locação para a icônica série “Friends”, em Nova Iorque, inspiram os viajantes.

“Percebemos o quanto uma área como o cinema acaba interferindo e alavancando outra área, como o turismo, impulsionando assim regiões que serviram de locações para filmes e séries”, conta a professora Flávia Fernandes. Na última edição do programa Rota – Viagens e Serviços, transmitida em 22.jul.2021 pela Rádio Uninter, Flávia conversou com a professora Karen Sturzenegger sobre o tema “viagens de cinema e lugares inesquecíveis dos filmes”.

As professoras destacam como o cinema ajuda a fortalecer a imagem turística das cidades, especialmente das grandes capitais, como Londres, Paris, Berlim, Nova Iorque e Rio de Janeiro. Atualmente, empresas de turismo se especializaram nesse segmento de atuação, colocando o turista “dentro do filme” que o fez procurar pelo destino, transformando cada roteiro em uma legítima viagem à sétima arte.

“Percebe-se que não somente destinos internacionais, mas também muitos destinos nacionais têm personificado esse segmento cinematográfico em destinos turísticos”, explica Karen. Um exemplo é o filme “Casa de Areia”, cujo cenário é a região dos Lençóis Maranhenses.

E quando falamos de destinos cinematográficos, não podemos deixar de citar a cidade de Orlando, na Flórida, onde ficam os parques da Disney e Universal Studios. A cidade norte-americana é um os destinos favoritos não somente das crianças, mas também dos adultos, devido à imersão no mundo mágico e apaixonante do cinema que serve de inspiração para os parques temáticos.

Entre os destinos cinematográficos mais memoráveis estão a Beverly Hills de “Uma Linda Mulher”, a Paris (foto) de “O Código da Vinci”, e a beleza paradisíaca da Tailândia que foi cenário do filme “A Praia”. As professoras falaram sobre estes e outros destinos famosos.

Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *