Livro-reportagem sobre Síndrome de Down é homenageado na Câmara

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Duas recém concluintes do curso de Jornalismo da Uninter receberão na noite de hoje (6) uma homenagem da Câmara de Vereadores de Piraquara, vizinha a Curitiba. Alice Eduarda Gonçalves e Shamia Arialle da Silva são autoras do livro-reportagem “Vejo Flores em Você”, sobre pessoas com Síndrome de Down. O evento será na Câmara Municipal de Piraquara, às 19 horas.

As ex-alunas estão colhendo os frutos de seus esforços. Elas já haviam levado para casa dois prêmios durante a Mostra Massa, evento interno dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em abril. Na categoria Produções Jornalísticas Impressas e o Prêmio Valdir Cruz, ambos conquistados com este trabalho. “Nós queríamos mostrar que essas pessoas são tão capazes quanto qualquer um. Queríamos que o livro refletisse sobre a questão de capacidade e do respeito ao próximo”, diz Alice.

A jornalista explica que a iniciativa de abordar o assunto surgiu durante a festa de 15 anos da prima, que ocorreu na época de elaboração de ideias para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). “Percebi que a festa era voltada para debutantes com Síndrome de Down e fiquei impressionada, pois nunca parei para pensar que essas pessoas têm uma rotina tão comum. Nesse momento, percebi que tive um preconceito inconsciente e decidi mudar isso. Temos preconceito não por maldade, mas por falta de informação”, diz.

Levou quase um ano para que Alice e Shamia conseguissem reunir todo o material que precisavam, mas o principal orgulho delas está no diferencial do trabalho: acompanharam com veemência os cinco personagens do livro. “Entrevistamos tanto a família quanto profissionais da área, e também convivíamos com eles. Por exemplo, fui para a escola com umas das personagens e fiquei dias observando como era a rotina dela”, relata Alice.

Animada e com muitos projetos em mente, a jornalista espera conseguir patrocinadores para publicar o livro. “Acho que vai ser um divisor de águas. Vejo esse evento como o primeiro passo para a minha carreira como escritora. O que mais pesa é poder dar voz a pessoas que antes não tinham tanta visibilidade. Tenho espaço em um evento grande para falar sobre o assunto e divulgar o meu material, além de me colocar como uma jornalista que trabalha nessas causas sociais”.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *