Livro coescrito por egresso Uninter apresenta uma centena de princípios para se tonar um publicitário criativo

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

Diretor de arte e diretor de criação de uma grande empresa publicitária americana, Alexandre Kazuo é gaúcho, tem 37 anos e se formou em 2021 pela Uninter. O egresso de Publicidade e Propaganda iniciou a graduação em São Paulo e teve a oportunidade de encerrá-la já nos Estados Unidos, onde mora e atua.

Em 2015, Kazuo conheceu Lucas Ribeiro, redator de 36 anos, já graduado em Publicidade. Ganhando prêmios desde então, a dupla hoje atua na agência de publicidade McCann.

A dupla, que já produziu trabalhos publicitários para grandes empresas como Coca-Cola, Puma, Nissan, Stella Artois, também ganhou os principais prêmios da área, a exemplo dos prêmios New York Festivals, Cannes Lions e o LIA (London International Awards). Mas o trabalho mais recente lançado pela dupla é um livro, chamado Os 128 princípios para se tornar um criativo em agência de publicidade.

O livro é voltado para alunos de escolas de criação, estudantes, iniciantes de cursos técnicos e áreas de comunicação e marketing, sendo dividido em seis capítulos e reunindo 128 princípios. Os preceitos desenvolvidos por Lucas e Alexandre vieram de quase 20 anos de carreira trazendo dicas sobre cursos e técnicas, explicações de como montar um portfólio, dicas de relações no mercado publicitário e mercado de trabalho, informações de como obter sucesso em agências e também diversas dicas práticas para criar e montar projetos.

“O livro é 100% focado em quem tá começando, vai ajudar muito, porque esse é o momento que a pessoa está mais perdida, é um monte de informação. Lembro de quando entrei na faculdade, nem sabia direito as coisas, eu só conhecia a direção de arte e pensei ‘Quero fazer layouts’ e foi aí que descobri que existia redator e todo um setor de criação com planejamento, mídia e diversas coisas. A pessoa entra perdida na área e tem pouco material sobre isso na literatura brasileira”, afirma Kazuo.

Ele também pontua que a dupla ficou espantada com a falta de direcionamento de pessoas da área em relação ao curso e ao trabalho publicitário. O contato surgiu com a pandemia, em que as reuniões online receberam a participação de pessoas de diferentes regiões fora de São Paulo. “A importância desse livro acho que é muito grande por conta disso, para chegar em pessoas que não têm o acesso”, complementa Kazuo.

A obra também contém uma diagramação moderna, com design gráfico no estilo brutalista, trazendo diversos ícones ao longo das páginas para deixar a leitura mais interessante. Junto a tudo isso, a produção possui um conteúdo escrito somente por profissionais renomados da área de publicidade. A introdução por exemplo, foi feita por André Kassu, um dos maiores nomes de publicidade do Brasil, sócio e fundador da CP+B. O prefácio é assinado por Andrea Siqueira, responsável por juntar os autores do livro e também por ser a ECD (diretora executiva de criação) da rede de agências Foot, Cone e Belding de Chicago.

O livro está disponível para venda nos formatos físico (R$ 55) e digital (R$ 40). Basta clicar aqui para adquirir seu exemplar e conhecer mais sobre a área publicitária

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *