Conjunto Musical da Uninter mostra a diversidade cultural da instituição

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

‘’Sou eu que vou seguir você, do primeiro rabisco até o bê-á-bá’’, a letra de O Caderno, de Chico Buarque, poderia também ser aplicada às vivências com a música. As canções estão presentes na vida de uma pessoa desde a gestação e as acompanham durante a vida inteira.

E foi ao som de Chico Buarque, Chiquinha, Gonzaga, Coldplay, entre outros, que foi realizada a apresentação de Natal do Conjunto Musical Uninter. Apresentado pelo Coordenador de Pós-Graduação na Área de Comunicação, Clóvis Teixeira Filho, 17 músicos e a maestrina Valentina Daldegan deram ritmo à noite de 13 de dezembro. O evento foi embalado pela decoração de músicas natalinas, além da pluralidade de instrumentos.

A apresentação alegrou os presentes. O Chanceler da Uninter, Wilson Picler, avalia o Conjunto de modo satisfatório. ‘’Eu achei extraordinário. No momento é um conjunto, mas eu já o chamo de orquestra Uninter, tudo está excelente. Eu adorei as execuções. Foi uma noite de grandes satisfações pra todos nós’’, afirmou.

Além disso, a pluralidade também foi destaque do evento. ‘’Isso (a apresentação) reforça o aspecto da multiversidade cultural da Uninter. É natural que em um centro universitário, dentro dessa diversidade cultural toda, surja um conjunto musical, uma orquestra. Estou muito feliz porque foi espontâneo da própria comunidade Uninter’’, diz o Chanceler.

A diversidade também foi destacada pelo Reitor da Uninter, Benhur Gaio ‘’O conjunto musical Uninter também tem essa finalidade: de fazer com que a pluralidade da nossa instituição superior seja cada vez maior e consigamos, então, esse tipo de resultado e de expressão cultural, musical, como nós tivemos hoje aqui’’.

O projeto

A iniciativa passou por várias mãos antes de chegar ao resultado final. O projeto começou com uma conversa entre o professor e coordenador de pós-graduação em saúde e clarinetista Willian Barbosa Sales e a coordenadora dos cursos de pós-graduação em educação e musicista, Valentina Daldegan, que foi amadurecido e colocado em prática por diferentes setores da Uninter, passando pelo apoio do Chanceler Wilson Picler; o Diretor Presidente da Fundação Wilson Picler, Jorge Bernardi; o Reitor Benhur Gaio, e o Pró-Reitor de Graduação, Rodrigo Berté, e o Pró-Reitor de Pós-graduação, pesquisa e extensão, Nelson Castanheira.

O Conjunto é uma parceria entre a Pós-graduação e a Fundação Wilson Picler. Iniciado no fim do primeiro semestre desse ano, o conjunto musical foi composto por alunos, professores e colaboradores da Uninter, que passaram pelo edital e contaram com dois meses de ensaio até a apresentação final. Mesmo com pouco tempo para os ensaios, o Conjunto mostrou um repertório entrosado e de excelência. Para a maestrina Valentina, o resultado foi satisfatório. “É muito bonito de ver, porque a gente pensa como eles estavam no começo e o que a gente conseguiu fazer em dois meses de ensaio até hoje. É uma grande evolução. Fico muito feliz’’.

“Todo mundo está se sentindo muito gratificado. Foi muito bom o empenho de todos. A união prevaleceu e foi muito bom. A gente atingiu o nosso objetivo, que era tocar e animar o evento e a gente está muito realizado’’, avalia o músico que participou do concerto, Luiz Carlos Garcel.

O evento teve início às 20h, sendo transmitido ao vivo pelo Univirtus e pela TV Profissão.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Izadora Alvez Lopes e Renata Cristina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *