Como construir um currículo imbatível

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) divulgou uma pesquisa, em setembro de 2016, mostrando que jovens de 15 a 26 anos realmente enfrentam alguma dificuldade em deixar seu currículo mais atraente para conquistar uma vaga desejada no mercado de trabalho. A pesquisa foi feita com 8.429 jovens e 58,46% desses relataram dificuldade.

Com o vasto mercado de trabalho atual, é possível montar um currículo imbatível? A doutora e coordenadora dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Coaching e Desenvolvimento Humano da Uninter, Carla Patrícia da Silva Souza, e a consultora de recursos humanos Cintya Alessandra Santos deram dicas para o desenvolvimento de um bom currículo.

“Para que estudantes e egressos cheguem até as oportunidades de trabalho, é importante ter uma excelente ideia da formação, das suas habilidades, suas competências. Por isso é importante que saibam traduzir tudo que têm, seus recursos, em um documento, seja em um currículo físico, seja no LinkedIn, e possam se mostrar de uma maneira adequada, para que as organizações possam ver esse profissional”, explica Carla.

Um dos primeiros erros relatados pelas professoras são os currículos feitos pelos padrões de internet e currículos panfletados, ou seja, currículos simples e formatados por informações que não correspondem às vagas candidatadas. Isso resulta na perda de vagas porque não mostraram aos recrutadores um certo interesse na candidatura, principalmente porque podem existir vários cargos e a necessidade de currículos personalizados a tais funções.

Outro destaque é fazer uma autoavaliação, olhar para empregos passados pensar no porquê de ter saído daquela empresa, porque aquele outro funcionário ficou. Pensar nas competências e melhorias que podem ser feitas para obter sucesso, usar experiências passadas e olhar outras pessoas, que se mantiveram ou que foram promovidas, como um espelho a fim de obter um aprendizado.

Quando estamos desempregados, a dica é falar, conversar e buscar amigos ou conhecidos de outras empresas e relatar que está buscando uma vaga, sempre informar do interesse na procura. Depois disso tudo, você pode olhar seu currículo com mais propriedade sobre si mesmo, fazendo atualizações e adaptando o currículo com a vaga. “Nunca, em hipótese alguma, mentir, mas eu posso sim moldar o currículo se as experiências que eles pedem são as experiências que eu tenho de acordo com o que eles estão divulgando”, complementa Cintya.

Ao enviar o currículo, é sempre bom ler o que a empresa solicita e prestar atenção na escrita. É importante sempre se apresentar e informar que está deixando o currículo para determinado cargo, pontos que vão mostrar ao contratante um diferencial.

“Enviar currículo com foto, sem que na divulgação da vaga tenha sido solicitada, é um desperdício, e a grande maioria das pessoas envia foto que não vende a ideia que talvez queira vender’’, explica Cintya. A dica passada é: pense numa linguagem não verbal da foto, procurando um lugar limpo de fundo e com uma roupa mais discreta. “Não é o seu corpo que está à venda, e sim suas competências”, adiciona a consultora.

O currículo também necessite de informações pessoais como o nome completo, telefone para contato e e-mail, com o endereço contendo o nome que te identifique. Já no objetivo, é importante especificar a vaga, citar o nome da empresa e produzir um resumo profissional contando o que você já fez, suas habilidades e descrição de experiências. O uso de palavras-chave da área de atuação é um diferencial para que isso chame a atenção dos recrutadores.

Para iniciantes que estão fazendo seu primeiro currículo, o que vale é colocar experiências passadas, voluntariados ou projetos que já participaram, porque esses trabalhos acabam dando ensinamentos que podem ser utilizados em certas oportunidades. Um bom perfil no LinkedIn também pode funcionar como uma vitrine para empresas e parceiros da área.

“O currículo imbatível é possível de atingir, mas ele precisa ser personalizado, ele precisa ter foco, ele não pode ser generalizado. Por trás desse currículo imbatível, existe uma pessoa comprometida com seu sucesso e com o sucesso da organização, na qual ela quer atuar como empregado, construir como empreendedora ou ser voluntária”, conclui Cintya.

Todas essas dicas e informações você pode conferir no programa Momento de Carreira, mediado pelo gestor da Central de Carreiras da Uninter, Sidney do Carmo Ferreira de Lara. O episódio, transmitido em setembro de 2022, pode ser conferido neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Andrea Piacquadio/Pexels e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *