Livro aborda ensino a partir de conteúdo aberto na internet

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

A facilidade de encontrar materiais didáticos no ciberespaço tornou a educação mais acessível, em especial depois da criação dos Recursos adicionais abertos (REA), materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo a qualquer pessoa acessar, adaptar e redistribuir Dessa forma, o REA se tonou um aliado para quem busca o conhecimento compartilhado de muitos para muitos.

Pensando na criação de um novo projeto para melhorar o ensino em sala de aula, o professor e consultor de tecnologias inovadoras da Uninter, Antonio Siemsen Munhoz, escreveu um capítulo para o livro “Tecnologias na Educação: aprendizagem, ensino e inovação”, organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nele, Munhoz aborda as principais questões do ensino por meio desse recurso que permite o uso de obras sem restrições de direitos autorais.

A professora Iolanda Cortelazzo, da UTFPR, fez o convite a Munhoz para escrever este capítulo do livro, que terá ainda a participação de professores de outras universidades do Sul do Brasil. O capítulo dez, escrito por Munhoz, se chama “REA/PEA – Análise de um contexto favorável e ações recomendáveis aos professores”.

Com uma nova visão da educação em sala de aula e no ensino virtual, Munhoz explica no livro a maneira como o conteúdo é transmitido para o aluno, tanto no ensino a distância quanto no presencial e no semipresencial. Ele parte do REA e o desenvolvimento de práticas educacionais abertas (PEA), que permite aos alunos e professores uma busca de materiais didáticos de qualidade. “Na grande rede e de procedimentos consagrados como ‘melhores práticas’”, enfatiza Munhoz.

No capítulo, ele fala sobre as novas ideias de aprendizagem através do REA e quais suas restrições, já que o REA questiona os direitos autorais. “Então, é neste meio que os professores podem usufruir em formato de apostilas e vídeo-aulas como repositório de objeto de aprendizagem” diz o professor sobre a importância do material que tem o ensino como objetivo, através do chamado “4Rs”: revisar, recusar, remixar e redistribuir.

Munhoz observa que a formação e a capacitação de novos professores são essenciais para um ensino de qualidade. “Acredito que isso amplia o conceito da Uninter em formação de novos gestores e, claro, para aprendizagem nas novas ferramentas disponibilizadas no meio virtual ”, diz. O livro ainda não tem data para a publicação impressa, mas poderá ser encontrado no site Creative Commons, que concede direitos de sua obra sem custo e, também, estará disponível nos acervos da biblioteca física e virtual da Uninter.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *